CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Teleférico panorâmico para arredores do vulcão do Fogo: Projecto apresentado aos autarcas da ilha 06 Janeiro 2017

Está pronto o projecto de uma linha de teleférico a ser montado nos arredores do vulcão activo do Fogo. Vai ficar no circuito turístico Monte Preto - Bordeira - Cratera de Chã das Caldeiras, integrando também a instalação de um Parque Solar e de um Observatório. Com forte impacto para desenvolvimento do turismo e da economia, o projecto foi apresentado, esta semana, aos presidentes de Câmara do Fogo. O acto teve lugar na cidade da Igreja, capital do Município dos Mosteiros.

Teleférico panorâmico para arredores do vulcão do Fogo:  Projecto apresentado aos autarcas  da ilha

De acordo com o projecto, a linha de teleférico terá 4 estações, dentre elas uma intermédia destinada a carga e descarga de produtos agrícolas e à entrada/saída de turistas que desejam visitar áreas de cultivo.

Os promotores acreditam que este projecto vai transformar o sector turístico na ilha do Fogo, prevendo-se a visita de 100 mil turistas - nacionais e estrangeiros - e um total de 120 mil viagens/ano, entre passeios de um dia para excursão vulcânica e passeios nocturnos para excursão ao Observatório.

Com este projecto, os promotores esperam também contribuir para o aumento de vagas de emprego.

Esperam igualmente contribuir para o fortalecimento de áreas de negócio como a hotelaria, a agropecuária, a restauração e os transportes.

Financiamento e implementação

A implementação do projecto começa neste mês, devendo ficar concluída no final deste ano. A primeira visita de técnicos ligados à empresa fabricante do teleférico está agendada para o dia 16 de Janeiro.

Feita a avaliação técnica, seguem-se a preparação do estudo de viabilidade e desenvolvimento do projecto, a montagem financeira e a execução.

Identificando as três Câmaras Municipais como “iniciadores do projecto”, os promotores propõem a fundação de uma sociedade mista (pública-privada) para atracção de financiamento e gestão do projecto.

Integração de Mosteiros no circuito

Na reunião de apresentação da linha de teleférico panorâmico do vulcão do Fogo, o presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros propôs aos promotores a inclusão da zona alta dos Mosteiros no projecto.

A posposta de Carlos Fernandinho Teixeira, que é tecnicamente possível, mas que deve ser avaliada financeiramente, consiste na criação de uma outra linha entre Achada Maurício e Bordeira. “A linha atravessaria parte do perímetro florestal de Monte Velha, disponibilizando uma maior oferta aos turistas”.

De salientar que o primeiro teleférico do Cabo Verde independente foi construído e a inauguração em Julho de 2015 na Brava pelo Governo de José Maria Neves. Liga Porto de Ferreiros e Lomba Tantum, nas terra do poeta Eugénio Tavares. Caiu no agrado de todos e foi aplaudido pelos bravenses que, ano após ano, vêem as peixeiras percorrendo caminhos difíceis para transportarem o pescado fresco entre aquelas duas localidades.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau