NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

"The Guardian" selecciona "Tchindas" como um filme que dá esperança aos direitos da comunidade LGBT 20 Fevereiro 2016

O documentário “Tchindas” está entre os sete vídeos seleccionados que dão esperança para os direitos da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros) em todo o mundo. A selecção é do jornal online "The Guardian" que diz que "os cineastas quiseram mostrar no filme o lado positivo de direitos LGBT em África".

O filme “Tchindas”, galardoado em Dezembro do ano passado como melhor documentário do ano no "Cape Verdean American Film Festival 2015" de Pawtucket em Rhode Island, Estados Unidos, está referenciado como um dos "filmes que dão esperança para os direitos LGBT" em todo o mundo.

The Guardian diz que “ainda há um longo caminho a percorrer antes que as pessoas da comunidade LGBT deixem de ser ameaçadas pela violência e discriminação, mas os 7 vídeos seleccionados sugerem que a aceitação está crescendo”.

O jornal apresenta o trailer deste documentário que segue "a comunidade de mulheres transexuais em cabo Verde”. Apresenta a ilha de São Vicente como o “lar de Tchinda Andrade, uma mulher transexual respeitada, cujo nome se tornou a designação que os cabo-verdianos dão às mulheres transexuais. The Guardian faz ainda referência aos "cineastas que através deste filme quiseram mostrar um lado positivo dos direitos LGBT em África”.

"Chindas" faz parte de uma lista, em que constam ainda os filmes "Hijras transexuais na Índia"; "Hum Hain Felizes" sobre a "6 Pack Band", o único grupo muscial indiano formado por transgéneros; "O que é ser intersex"sobre o Festival "Pink Dot" (Ponto Rosa) que uma vez por ano dá a liberdade de expressão à comunidade LGBT de Singapura, país "onde a homossexualidade é ilegal"; "Como é a vida LGBT em todo o mundo" pelo casal Jenni Chang e Lisa Dazols que filmaram em 15 países; "Vamos falar de direitos LGBT nos Emirados" pela ONG UAE; e "Minoria" (Minority), protagonizado pela cantora e compositora namibiana Shishani.

Em Cabo Verde, “Tchindas” estreou para o grande público no Festival de Cinema do Plateau, em finais de Novembro de 2015.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau