LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Timor Leste: Tranquilidade nas legislativas deste sábado 22 Julho 2017

As eleições legislativas realizadas, este sábado, em Timor-Leste decorreram com normalidade e as urnas encerraram num clima de tranquilidade. A informação foi avançada pelo presidente da Comissão Nacional de eleições (CNE) timorense. Alguns observadores estimam, no entanto, um aumento da abstenção no sufrágio.

Timor Leste: Tranquilidade nas legislativas deste sábado

“Em termos gerais, a situação esteve controlada. Tudo correu bem e com um bom atendimento pelas autoridades eleitorais”, afirmou Alcino Baris, numa actualização do andamento do ato eleitoral no centro de imprensa do CNE, em Díli.

Conforme a imprensa local, o mais alto responsável eleitoral do país revelou ter havido “uma boa participação, ativa, com a presença de muitos fiscais dos partidos políticos, com observação rigorosa da CNE e a presença de observadores internacionais e nacionais.”

Alcino Brás registou apenas pequenos problemas como o ligeiro atraso em dois locais de voto porque acabaram os boletins e foi preciso levar mais para os locais, num processo que necessitou de escolta policial.

As urnas fecharam às 15:00 horas locais (05:00, em Cabo Verde) e o escrutínio está já em curso. A contagem dos votos vai prolongar-se pelos próximos dias e o anúncio dos resultados é esperado para o início de agosto.

Com uma população a rondar os 1,2 milhões de pessoas, em Timor-Leste estão inscritos 764.858 eleitores. A avaliar pela taxa de participação eleitoral das eleições presidenciais deste ano e pela afluência às urnas estimada nestas legislativas, a página Timor Agora sugere que o número real de eleitores seja inferior aos registados, situando-o entre os 500 e os 530 mil cidadãos com o direito a eleger o novo Governo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau