INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Turquia: "Se fores uma mártir, terás a bandeira a cobrir-te" — Erdogan diz a Amina, 6 anos 03 Mar�o 2018

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, perscrutou a multidão, que o ouvia, no último sábado, apelar ao martírio em nome da pátria, e escolheu uma menina em traje militar (foto) para ser conduzida ao palco. Amina, 6 anos, foi elogiada pela sua coragem ao responder que sim, estava pronta a morrer pela pátria.

Turquia:

O vídeo que captou tudo foi de imediato divulgado e enquanto os órgãos oficiais destacam o discurso patriota do presidente e da aluna do primeiro ano, pelo contrário a maior parte dos comentários online consideraram "inapropriado" o episódio que criticam como "propaganda política".

"Será que ele diria o mesmo a um dos seus netos?", escreve um internauta.

Erdogan discursava em Kahramanmaras, no sul do país, a cerca de 800 quilómetros da capital, Istambul, pedindo apoio à população para as tropas turcas que estão a combater na Síria, designadamente contra os curdos na região de Afrin.

Os media ocidentais destacam que todos os dias, e até várias vezes ao dia, o presidente turco discursa em meetings, a defender a intervenção turca na Síria, e em especial contra as milícias curdas.

Os curdos reivindicam a sua autonomia e contam com o apoio dos Estados Unidos, visível no apoio do exército americano à operação militar em curso. Isto quando os dois presidentes, Erdogan e Trump, dizem que se apoiam mutuamente. Fontes: Reuters. Hurriyet. Foto: Le Monde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau