ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

UNICEF alerta sobre a cólera no Iémen: Epidemia espalha-se rapidamente com 130 mil novos casos 03 Junho 2017

A cólera na República do Iémen – país asiático que ocupa a extremidade do sudoeste da Península da Arábia - está se espalhar "incrivelmente rápido", com novos casos que deverão atingir 130 mil pessoas nas próximas duas semanas.

UNICEF alerta sobre a cólera no Iémen: Epidemia espalha-se rapidamente com 130 mil novos casos

Este alerta é do director regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância ( UNICEF ), Geert Cappelaere, depois de o mesmo ter realizado, nos últimos dias, uma visita ao país que vem sendo devastado pela longa guerra civil.

É que, segundo a ONU, são já mais de dois anos – depois de concluído o processo da unificação entre o Iémen do Norte e o Iémen Sul a 22 de maio de 1990 - de conflitos entre rebeldes Houthi e forças de coligação governamental provisória, que já levaram milhões de pessoas à beira da fome.

Cappelaere disse ter assistido a cenas angustiantes por crianças mal vivas, em que presenciou alguns bebés que pesavam menos de dois quilos por falta de alimentos e doenças graves.

Mortes de crianças e solidariedade

"Inúmeras crianças ao redor do Iémen morrem todos os dias em silêncio por causas que podem ser facilmente evitadas", advertiu o director do Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Referindo-se à necessidade urgente do apoio da comunidade internacional para salvar essas crianças, Geert Cappelaere anunciou que são necessários US $ 16 milhões para urgentemente evitar que o foco da cólera se espalhe em todo Iémen e países limítrofes.

Segundo a imprensa local, existem mais de três milhões de deslocados internos por causa do conflito entre os huthis e o Governo provisório do Iémen. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 18,8 milhões de pessoas precisam de assistência humanitária, dois terços da população sofrem de insegurança alimentar e 70% depende do porto daquele país árabe.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau