DESPORTO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Victor Osório destituído: Mário Avelino Donay assume a Comissão de Gestão da FCF 20 Agosto 2017

Deu-se início a mais um polémico capítulo da história da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF). Em uma reunião extraordinária do organismo convocada por uma maioria das Associações Regionais de Futebol, foi decidida a destituição do então presidente da entidade, Victor Osório. Na assembleia-geral, que reuniu onze associações regionais de futebol, registou-se nove votos a favor da destituição de Osório e dois contra. Para o ex-presidente da FCF, Victor Osório “não houve acusações, provas ou fundamentos concretas para a destituição da ex-direcção do organismo que rege o futebol nacional”. A Assembleia elegeu uma comissão de gestão, liderada pelo presidente da Associação de futebol em Santiago Sul, Mário Avelino Donay, juntamente com o líder da Associação Regional de Futebol do Fogo, Pedro Pires.

Victor Osório destituído: Mário Avelino Donay assume a Comissão de Gestão da FCF

Tudo isso aconteceu após a maior polémica do campeonato cabo-verdiano, que começou no passado mês de junho, quando o Mindelense não conseguiu viajar a tempo para São Nicolau, onde iria jogar as meias-finais com a Ultramarina.

Depois de dois adiamentos em quatro dias, na terceira data prevista não apareceram as chaves para abrir os portões do estádio em São Nicolau e não houve jogo novamente. A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) instaurou um processo disciplinar à Ultramarina, mas o Conselho de Disciplina (CD) considerou "improcedente" a queixa, concluindo que não ficou provada que o clube teve intenção de esconder as chaves do estádio.

O Mindelense apresentou um recurso, mas o Conselho de Justiça (CJ) da FCF negou provimento ao mesmo. Entretanto, mesmo sem se realizar o jogo da primeira mão em São Nicolau, a FCF marcou o da segunda mão em São Vicente, em que a Ultramarina venceu o Mindelense por 2-0.

Mais de um mês depois, a federação anulou o jogo e mandou repetir a eliminatória, prorrogando a época desportiva em Cabo Verde, que deveria terminar no dia 31 de julho.

Victor Osório: Não houve acusações e nem provas concretas contra a ex-direcção da FCF

Para, Victor Osório, não houve acusações e provas concretas para a tomada de medida de destitui-lo do cargo da direcção da FCF.

Para o mesmo, os dirigentes das associações regionais basearam-se em acusações “das redes sociais e da comunicação social. Não apresentaram fundamentos de concreto”.

Com Victor Osório, todos os organismos também caem, inclusive os Conselhos de Justiça e da Disciplina.

Associação regional do Fogo considera um momento triste para o futebol nacional

O presidente da Associação Regional do Fogo, Pedro Pires considera que, houve uma “quebra de confiança” dos intervenientes do futebol nacional para com a ex-direcção da FCF. “Após estes imbróglios, devia ser o ex-presidente da FCF a renunciar ao mandato. Não foi por falta de aviso, eu pessoalmente aconselhei-o a tomar esta medida”, afirma Pedro Pires.

Segundo o mesmo, desde a tomada de posse de Osório, houve um "divórcio" entre FCF e as associações regionais de futebol. "Se houvesse uma comunicação fluente entre as partes não haveria problemas com a realização dos jogos entre Ultramarina e Mindelense”, considera.

“Acho estranho quando o Victor Osório a falar da legislação futebolistica, se foi ele o primeiro a atropelar a lei, quando decidiu realizar o jogo da segunda mão sem a primeira ter sido realizada. Tudo isso constitui um momento triste para o futebol cabo-verdiano”, lamenta PP.

Criada nova equipa de gestão da FCF: Mário Avelino Donay assume a liderança

Na assembleia-geral, que reuniu onze associações regionais, foi criada uma Comissão de Gestão da FCF, até a data da eleição de novos membros dirigentes.

A nova direcção é liderada pelo presidente da Associação de futebol em Santiago Sul, Mário Avelino Donay, juntamente com o líder da Associação Regional de Futebol do Fogo, Pedro Pires. Fazem parte da equipa de gestão, as associações regionais da Brava e do Sal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau