NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Vítor Sardinha realiza Workshop sobre "Viola de arame” na Praia 16 Outubro 2017

O músico Vítor Sardinha realiza, partir desta segunda feira, 16, prolongando-se até 20 deste mês, um Workshop sobre "Viola de arame”, o instrumento da lusofonia atlântica na cidade da Praia. O fórum quer, durante os quatro dias, estabelecer contactos com músicos e professores de música locais e dinamizar oficinas, no CCP e na Casa da Música da UNICV e na Academia Cesária Évora.

Vítor Sardinha realiza Workshop sobre

Conforme a organização, o objectivo é chegar ao maior número de interessados, desde que reunidas as condições mínimas para o funcionamento destas oficinas. «Pretendemos que o culminar destas oficinas seja um espectáculo, eventualmente conjunto, no CCP», refere os promotores do evento.

Informa mesma fonte que Victor Sardinha é um intérprete de referência da viola de arame, também conhecida por viola de cinco ordens. «Trata-se de um instrumento harmónico que foi dos mais tocados no séc. XVIII numa vasta zona da lusofonia atlântica, incluindo a Madeira, Cabo Verde e Brasil, estando na génese dos restantes cordofones. Vítor Sardinha tem desempenhado um papel activo no propósito de elevar este instrumento a Património Cultural e Imaterial pela UNESCO», lê-se no documento chegado à redacção do Asemanaonline.

Segundo o documento, é intenção do músico estabelecer uma rede de contactos, durante a sua estada, que permitam preparar um futuro intercâmbio entre a Madeira (Conservatório de Música, investigadores, musicólogos, e outros interessados) e os congéneres cabo-verdianos.

Pretende, por outro lado, promover parcerias musicais, nomeadamente a gravação musical, o ensino, eventuais levantamentos musicológicos, apoio na construção de instrumentos (viola de arame), e por fim, o estabelecimento de uma ligação de Cabo Verde ao projecto que une Portugal ao Brasil (neste capítulo da divulgação e prática da viola de arame), em que um dos próximos Encontros sobre a viola de Arame, poderia ser realizado em Cabo Verde.

O evento é organizado pelo Centro Cultural Português e Camões Instituto da Cooperação e Língua na cidade da Praia. Ele conta com o apoio do Governo Regional da Madeira da República de Portugal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau