ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Vulcão do Fogo entra em erupção 23 Novembro 2014

O vulcão do Fogo acaba de entrar em erupção em Chã das Caldeiras, 19 anos depois de estar praticamente inactivo. De acordo com as informações que chegaram a esta redacção a actividade vulcânica acontece no mesmo local em que despertou em 1995.

Vulcão do  Fogo entra em erupção

Uma pequena actividade aconteceu logo cedo pela manhã, mas intensificou-se, com muitos estrondos e tremores de terra, por volta das 10 horas ejectando cinzas e lavas pela mesma cratera onde aconteceu a erupção em 1995. De acordo com o geofísico Bruno Faria, esta erupção assemelha-se à de 1951, o que quer dizer que o risco pode ser maior do que o de há 19 anos.

A actividade vulcânica dá-se pela entrada sul de Chã das Caldeiras, as lavas já estão a aproximar-se da estrada e há informações de que surgiu um novo ponto, mesmo ao lado do primeiro foco de erupção. O INMG aconselha a imediata evacuação dos moradores de Chã das Caldeiras, pois o risco de surgir novos pontos é grande, e que pode atingir a parte Norte, onde fica a zona habitacional de Chã das Caldeiras.

A erupção não foi surpresa para os moradores de Chã das Caldeiras. Com os seguidos e rápidos tremores de terra, que iniciaram por volta das 20h00 de sábado, os habitantes ficaram de pronto aviso. Receberam também a informação directamente de São Vicente, e alegam que tentaram alertar as autoridades locais, mas sem sucesso.

Apesar da alerta, muitos habitantes da Chã das Caldeiras continuam no local. Os moradores estão com malas à beiras da estrada, alguns insistem em salvar animais e bens pessoais, mas há também aqueles que recusam sair da zona. Viaturas institucionais e particulares estão a dar auxílio, sobretudo às crianças e idosos. Estima-se que vivam em Chã das Caldeiras, mais de 1000 pessoas.

Uma equipa de voluntários da Cruz Vermelha está caminho do local. Outra da Protecção Civil dos Mosteiros foi enviada para apoiar na evacuação dos moradores. Também já estão no Aeroporto da Praia elementos da Protecção Civil Nacional, pronta para embarcar para a ilha do Fogo. Cerca de 30 agentes também orientam os moradores e controlam os curiosos que tentam se aproximar da zona de erupção. Está interditada também a estrada principal que dá acesso à Chã das Caldeiras.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, desde do mês de Outubro que houve algum sinal de anomalia. No início da semana voltou a acontecer alguma actividade sísmica, mas voltou a abrandar, reactivando ontem à noite com tremores de terra.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau