SOCIAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Crise por falta de segurança interna: Assalto por grupo armado ao BCN da Boa Vista com roubo de dinheiro e agressão física a funcionários 29 Dezembro 2017

A crise da insegurança que se vive em Cabo Verde com a greve da Policia Nacional já teve, segundo alguns analistas, a sua primeira consequência. A agência do Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN) foi, por volta das 14 horas desta sexta-feira,29, assaltada por um grupo de dois encapuzados armados com metralhadora e pistola. Estes agrediram fisicamente um funcionário do mesmo banco e levaram com eles alguma quantia em dinheiro num carro supostamente roubado.

Crise por  falta de segurança interna: Assalto por grupo armado ao BCN da Boa Vista com  roubo de dinheiro e agressão física a funcionários

« O grupo era constituído por duas pessoas encapuzadas. Armados com metralhadora e pistola, os meliantes assaltaram a agência do BCN e obrigaram alguns funcionários de serviços a abrir o cofre do mesmo banco. Tal nao aconteceu porque a vitima desconhecia a senha do cobre que estava com uma outra pessoa que se encontrava ausente do local no momento do crime. Por isso, obrigaram os funcionários a entregar todo o dinheiro da caixa e fugiram depois num carro supostamente roubado», descreve uma das fontes deste jornal na ilha das Dunas.

Apesar das rondas feitas por este diário, as informações são ainda escassas sobre este caso, que está abalar a população da Boa Vista. Tudo por coincidir com a greve de três dias da Policia Nacional, que terminou esta sexta-feira em todo o país, cuja aderência terá ultrapassado os 90 por cento, segundo o presidente do Sindicato Nacional da Politica, José Barbosa - o governo desmonta que a participação dos grevistas terá rodado os 46 por cento dos efetivos estimados em dois mil agentes aproximadamente.

Quem já exprimiu preocupado com este assalto ao BCN é o deputado da Nação por aquele círculo eleitoral Walter Évora, que confirma a informação. Na sua página de facebook, Évora diz ficar revoltado com este caso que está a chocar os residentes na ilha das Dunas. «Tomei agora conhecimento, com um profundo sentimento de revolta e indignação, de um Assalto, com armas de fogo e agressão física, ao BCN da ilha da Boa Vista. O meu amigo e camarada José Spencer, funcionário do BCN, foi fisicamente agredido durante o assalto»

MAI e aumento da criminilidade

Walter alerta, por outro lado, sobre o clima de insegurança que se vive na ilha, pedindo atenção por parte das autoridades nacionais à população da ilha. «Se os suspostos bandidos já chegaram a esse ponto de assaltar as instituições que supostamente têm o maior nível de segurança na ilha da Boavista, é porque ninguém está seguro na Boa Vista.A criminalidade aumentou 15% na Boa Vista e no último ano tivemos episódios de tamanha barbaridade que só fazem lembrar os filmes de ação de Hollywood», advertiu.

O parlamentar salienta que, na sua última visita que fez à Direção Nacional da PN, tinha advertido os responsáveis pela situação de insegurança que se vive na ilha. «Na última visita que fiz à Direção Nacional da Polícia Nacional, confrontando o responsável máximo da PN com essa situação da ilha da Boa Vista, o que ele me respondeu é "quando apertamos os bandidos aqui na Praia eles vão para Boa Vista". Isto é inadmissível e inaceitável, para não dizer uma autêntica falta de respeito para com a ilha que muito tem contribuído para o desenvolvimento deste país».

Dirigindo-se ao ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, Walter Évora pede que este resolva os problemas com a PN em greve e garanta a segurança ao país. « Sr. Ministro da Administração Interna, deixa de tretas! Resolva definitivamente os seus problemas com a PN, honre com os compromissos assinados e garanta a segurança das pessoas e instituições», lê-se no post hoje colocado na página de facebook deste deputado pelo circulo eleitoral da Boa Vista.

Entretanto, o Asemanaonline promete seguir mais este caso de assalto à mão armada ao Banco Cabo-verdiano de Negócios na Boa Vista, trazendo mais informações para os seus leitores.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau