ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Produtos alimentares da primeira necessidade mais caros em Cabo Verde 08 Maio 2018

Os produtos alimentares da primeira necessidade estão mais caros em Cabo Verde, com destaque para o milho local que conheceu, em média, um aumento de mais de 22 por cento no final do segundo trimestre deste ano comparado com o período homólogo anterior. Os dados constam da publicação Analise Trimestral dos Preços Nacionais (ATP) do Observatório do Mercado –ARFA, divulgados esta terça-feira.

 Produtos alimentares da primeira necessidade mais caros em Cabo Verde

Segundo a mesma fonte, entre os meses de Janeiro e março de 2018, os preços dos Produtos Alimentares de Primeira Necessidade (PAPN) oscilaram num clima relativamente estável, com a exceção do milho local que registou um aumento de 5.8%. Já a nível de agrupamento, o estudo revela que regista-se, no trimestre, estabilidade nos feijões (0.0%) e ligeiro aumento nos cereais (+1.0%).

Em termos de preço médio comparado com o trimestre anterior, o aumento foi elevado, principalmente no milho local. «Comparado o preço médio do trimestre em análise com o do trimestre anterior, verifica-se um aumento de 4.6% nos cereais, refletindo a subida de preços em todos os seus componentes, com destaque para o milho local (+22.1%). Nos feijões, o preço médio aumentou 2.5%, com a subida no bongolom (+10.6%) a ofuscar a baixa nos outros feijões».

Já em comparação com ultimo trimestre de 2017, os dados apontam que o preço médio de alguns produtos da primeira necessidade desceu e subiu em outros. «Também é de referir uma queda de 4.4% no preço médio do açúcar, em comparação com o do IV trimestre de 2017. Face ao trimestre homólogo de 2017, o preço médio dos cereais apresenta um aumento de 4.3% no I trimestre de 2018, suportado pela subida do milho local (+29.5%). Nos feijões, verifica-se um aumento de 3.6%, com o preço do bongolom a aumentar 8.9%. No açúcar, o preço médio do trimestre em análise se situa cerca de 12.3% abaixo do trimestre homólogo de 2017», revela o referido estudo da ARFA.

É de salientar que a Análise Trimestral dos Preços Nacionais é uma publicação que fornece informações sucintas sobre o comportamento dos preços nacionais de produtos alimentares básicos. É produzida com base no Observatório do Mercado da ARFA, cuja recolha de dados é feita semanalmente, pela ARFA e MAA-Ministério da Agricultura e Ambiente. Trata-se de uma Análise editada desde o I trimestre de 2010, com divulgação restrita até o IV trimestre de 2012.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert

Uhau

Uhau
Copyrights 2009 ASemana Online | Crédito: AK-Project