ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cristina Duarte preside lançamento oficial do Sistema Informático Aduaneiro 12 Janeiro 2016

A Ministra das Finanças e do Planeamento, Cristina Duarte, preside, esta terça-feira, 12 de Janeiro, no auditório da Caixa Económica, o acto de lançamento oficial do Sistema Informático Aduaneiro – Sydonia World. A expectativa é que este sistema reduza o tempo de desalfandegação de mercadorias, os custos com as deslocações, a aquisição dos impressos, a armazenagem, e permita o acompanhamento online dos dossiês. Além disso, funciona em ambiente WEB pelo que vai eliminar o uso de papéis.

Cristina Duarte preside lançamento oficial do Sistema Informático Aduaneiro

O ministério das Finanças e Planeamento assegura em nota que o Sydonia World vai conduzir à desmaterialização dos procedimentos e, logo à partida, alguns processos aduaneiros, designadamente as declarações em detalhe (DAU) e de trânsito nacional (TN) e Guias de Cobrança (GC), à semelhança dos processos de isenção, deixarão de ser impressos. Ou seja, toda a documentação – facturas, títulos de transporte e outros – vão ser digitalizados e anexados ao processo, pelo que cessará o depósito de quaisquer declarações nas Alfândegas em formato papel.

Um outro ganho é a redução do tempo de desalfandegamento e dos custos, graças a eliminação dos impressos vendáveis, da utilização de impressoras e consumíveis. Também, facilita a vida aos Operadores Económicos, Transitários, Despachantes Oficiais e Caixeiros Despachantes. Isso porque permite o acesso aos processos em tempo real. Permite igualmente aos decisores ter um panorama geral do processamento das declarações e da evolução das receitas a nível nacional.

A cerimónia contará com a presença do Chefe da Delegação da União Europeia, o Embaixador, José Manuel Pinto Teixeira, tendo em conta que é um dos grandes parceiros do Governo na materialização deste sistema. A UE contribuiu com o financiamento de cerca de 60% do valor do projecto.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
publicidade

Cap-vert

Uhau

Uhau