ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde acolhe III Missão Empresarial Alemã de Energia 12 Abril 2017

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) termina esta quarta-feira 12, uma visita de prospecção do mercado - arrancou no dia 10 - com a sua III Missão Empresarial Alemã de Energia a Cabo Verde. O ponto alto do programa será o III Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia e Reuniões Bilaterais, que acontece no Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), na Cidade da Praia.

Cabo Verde acolhe III Missão Empresarial Alemã de Energia

Nesse Simpósio, serão partilhadas informações sobre as tecnologias na área da gestão de redes e diversificação de armazenamento já aplicadas na Alemanha, considerada hoje como um dos países europeus pioneiros em medidas e tecnologias de eficiência energética e energias renováveis. “Empresas daquele país especializadas nesta área irão apresentar os seus produtos e serviços bem como possíveis domínios de cooperação com empresas em Cabo Verde", precisa a organização.

Segundo a mesma entidade, serão realizadas reuniões bilaterais entre os participantes alemães e potenciais parceiros cabo-verdianos, preferencialmente nas instalações das respectivas empresas cabo-verdianas. “Para as empresas cabo-verdianas com escritórios em outras cidades, serão disponibilizadas salas da Câmara de Comércio de Sotavento, do MEE e do ECREEE”.

É de lembrar que o sector do turismo é considerado como um dos maiores consumidores de energia e os preços elevados de electricidade no país que resultam dos custos de importação de combustíveis fósseis - têm tido um impacto negativo na situação económica geral do arquipélago. Daí que, realçam os empresários, acontecendo investimentos numa produção eficiente de energia a partir de fontes renováveis deverão gerir resultados positivos e reduzir, ao mesmo tempo, a vulnerabilidade do país perante um aumento de preços dos combustíveis fósseis.

Prémio de Qualidade

Entretanto, o Ministério da Economia e Emprego (MEE), através do Instituto de Gestão de Qualidade e Património Intelectual, lança a 1ª Edição do Prémio Nacional da Qualidade. Este tem por objectivo promover a qualidade e contribuir para a consolidação de uma infra-estrutura de qualidade, reconhecida no plano nacional, regional e internacional.Visa ainda galardoar a organização exemplar - que demonstre a sua exigência na qualidade, critério de competitividade determinante - e seleccionar a organização que representará Cabo Verde no Prémio Regional da Qualidade da CEDEAO.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade


Newsletter