LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Incêndio em Pedrogão: Partidos cabo-verdianos expressam solidariedade com Portugal 19 Junho 2017

Os partidos na oposição em Cabo Verde manifestaram hoje solidariedade com Portugal na sequência do incêndio rural que deflagrou sábado em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, e que causou a morte a pelo menos 62 mortos.

Incêndio em Pedrogão: Partidos cabo-verdianos expressam solidariedade com Portugal

Segundo a Lusa, a presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, manifestou, através da sua página pessoal na rede social Facebook, "solidariedade ao povo português e em especial às famílias afetadas neste momento de dor e de consternação", classificando os acontecimentos de Pedrógão Grande "uma grande tragédia".

Janira Hopffer Almada mostrou-se também preocupada com os cabo-verdianos que residem em Leiria "e que podem estar a passar por este momento de profunda aflição".

"Todo o nosso apoio e reconhecimento aos ’soldados da paz’, verdadeiros heróis, que ainda combatem as frentes ativas de incêndio", escreveu, afirmando-se profundamente "tocada pela dor das famílias em situação de desespero e aflição".

Revela a mesma fonte que o presidente da União Cabo-Verdiana Democrática e Independente (UCID), António Monteiro, usou também a sua página pessoal no Facebook para "juntar a voz de solidariedade a todas aquelas que já se manifestaram".

"Um abraço de solidariedade especial às pessoas que perderam seus entes queridos nesta manifestação da natureza", escreveu António Monteiro.

Conforma a imprensa lusa, o fogo, que causou pelo menos 62 mortos e 54 feridos, incluindo oito bombeiros, deflagrou ao início da tarde de sábado numa área florestal em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande (distrito de Leiria), e alastrou aos municípios vizinhos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, obrigando a evacuar povoações ou deixando-as isoladas.

Algumas das vítimas mortais foram apanhadas pelas chamas quando circulavam por estradas, enquanto outras foram atingidas por uma nuvem de fumo junto ao cemitério de Figueiró dos Vinhos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade


Newsletter