OPINIÃO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Globalização - influência na personalidade juvenil 19 Junho 2006

Hoje em dia todo o mundo fala da Globalização, mesmo que não tenham um conceito complexo desta. Todos vêem o lado positivo do fenómeno, sem darem conta da degradação cultural no dia-a-dia, começando por nós jovens.

Globalização - influência na personalidade juvenil

A globalização, num conceito minimamente resumido, é sinónimo de conecção/ligação das várias partes do mundo a nível social, cultural, económico e político. No nosso país vemos os efeitos da globalização sobretudo nos jovens, o que explícito, principalmente, no modo, de vestir e agir.

Os meios de comunicação como DVD, TV e principalmente a Internet põem os jovens em contacto com outras culturas e eles cabam por aculturar aquilo que vêem e ouvem . Isto é demonstrado, por exemplo, no estilo Thug que muitos adoptaram.

Os pais, ocupados em trabalhar para manter o bem-estar da família, deixam os filhos entregues a si mesmos e ainda lhes dão pouca atenção, o que tende a gerar muitos problemas. Aí a personalidade dos jovens, hoje em dia, acaba por ser formada, principalmente, pelos meios de comunicação, que funcionam como os seus educadores.

Com isto os jovens acabam por perder a sua própria cultura, e aspectos importantes dessa cultura que os mais velhos tanto preservaram, como certos valores. Por isto não é exagero afirmar que a nossa cultura, com as suas características únicas, está em vias de extinção.

Os mais novos já nascem com uma nova cultura: a da sabedoria precoce de coisas não que deveriam ser permitidas às crianças. Assim, mudam os tempos e o comportamento de crianças e jovens também.

Fredilson Melo

publicidade

100% Prático

publicidade






Mediateca
publicidade




Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade











publicidade













Newsletter