CINEMA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Júlio Silvão Tavares mostra “Batuque, A alma de um povo” em Lisboa 15 Novembro 2010

“Batuque a Alma de um povo”, documentário do realizador e produtor cabo-verdiano Júlio Silvão Tavares, foi apresentado este fim de semana em Lisboa no programa Interculturalidade.

Júlio Silvão Tavares mostra “Batuque, A alma de um povo” em Lisboa

A par disso, Silvão Tavares encontra-se em Portugal para dirigir a legendagem do “Sonho de Liberdade”, documentário estreado recentemente e que narra o assalto do navio “Pérola do Oceano”, com participação do PAIGC na clandestinidade, em Agosto de 1970.

O cineasta regressa esta semana a Praia, para, após uma curta estadia, rumar ao Brasil e aos EUA, onde participa em dois festivais de cinema. Cheio de projectos, Silvão revelou ao asemanaonline que após isso integrará, na Praia, uma equipa cujo objectivo é a realizar um filme baseado nas “deambulações” de Mário Lúcio Sousa, uma espécie de cicerone a lugares com história.

Sobre o “Batuque a alma de um povo”, as conversas giraram à volta das origens desta manifestação cultural, enraizada em Santiago, sem que historicamente se pudesse afirmar, taxativamente, onde terá nascido. Júlio Silvão entende que um dos temas do filme prende-se com o facto de o batuque ser eminentemente feminino e o grupo “Raiz di Tambarina”, figura central da película, ser dirigido por um homem que também canta e dança o batuque, sem que chegasse a uma conclusão sobre esta interrogação.

Os presentes na sessão mostraram-se satisfeitos pela oportunidade que tiveram de dialogar com o cineasta sobre um tema que marca profundamente a cultura cabo-verdiana e que agora tem mais um veículo de divulgação: o cinema.

Mas onde há batuque não pode faltar o milho, mais propriamente a cachupa. As pequenas salas cheias de comensais, de várias origens, mostravam o interesse que os “jantares temáticos” têm despertado numa zona da cidade onde ainda é visível o testemunho da emigração cabo-verdiana cujo apogeu se situa nos anos setenta do século passado.

publicidade

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
publicidade


Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade












publicidade













Newsletter