DIÁSPORA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Revista de pesquisa afro-americana da Harvard dedica edição a Cabo Verde 29 Novembro 2010

A Transition Magazine, revista oficial do W.E.B Du Bois Institute for African and African American Research, da Universidade de Harvard, dedica a sua próxima edição à cultura cabo-verdiana.

Revista de pesquisa afro-americana da Harvard dedica edição a Cabo Verde

É o nº 103 da Transition, cuja equipa editorial é liderada por Wole Soyinka (escritor nigeriano galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1986), e traz na capa uma reprodução do quadro “Princesa Lantunada”, de Nelson Lobo, e um único título - “Cabo Verde”.

E nas páginas interiores um grupo de artigos sobre artistas cabo-verdianos: Germano Almeida, Camila Mont-Rond, Fernando Monteiro, Cesária Évora, Kiki Lima, Abraão Vicente e muitos outros.

Artigos que resultam de um projecto de pesquisa de Carla Martin, aluna de Antropologia Social/Etnomusicologia e doutoranda na Universidade de Harvard, mais propriamente do Departamento de Estudos Americanos e Afro-Americanos.

Durante muitos anos Martin trabalhou com comunidades cabo-verdianas em África, Europa e EUA através de projectos de pesquisa e engajamento social. Actualmente está a fazer uma dissertação sobre sociolinguística e práticas musicais em Cabo Verde e na diáspora cabo-verdiana.

Transition, revista fundada em 1961 no Uganda por Rajat Neogy, é um fórum único de divulgação e crítica, de perspectivas novas sobre temas globais: literatura e arte, cultura e pessoas com ênfase em África e diáspora.

De 1991 para cá, a publicação amealhou vários prémios, como Best African American Essays (2009), Alternative Press Award for International Reporting (2001), ASCAP-Deems Taylor Award (1993, ae-exequo com Rolling Stone e Saturday Night Live) e Outstanding Design - American Association of University Publishers (1997).

TSF

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
publicidade

Cap-vert

Uhau

Uhau