REGISTOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

"Sete Maravilhas Naturais" de Cabo Verde divulgadas em Dezembro 31 Janeiro 2013

Cabo Verde vai conhecer as suas “Sete Maravilhas Naturais” em Dezembro deste ano, devendo, até Julho, estar concluída a identificação das paisagens singulares de cada um dos 22 municípios e das nove ilhas habitadas.

A iniciativa é da Rede de Parlamentares para o Ambiente, Luta contra a Desertificação e a Pobreza, que congrega 46 dos 72 deputados à Assembleia Nacional (AN) e que pretende preservar o património histórico de Cabo Verde, entendendo que falta sensibilização e sobretudo legislação para o proteger.

A porta-voz da organização, a deputada Eunice Silva, do Movimento para a Democracia, explicou que cada um dos 22 concelhos vai escolher sete "maravilhas" - num total de 154 - para, depois, eleger as também sete mais emblemáticas de cada uma das nove ilhas habitadas.

E é nessa altura em que entra o júri, que envolve deputados e entidades da sociedade civil, como universidades, igrejas, organizações não-governamentais e comunicação social, para eleger, entre as 63 candidaturas, as sete maravilhas de Cabo Verde.

Para a deputada do MpD na comissão, que conta também com Euclides de Pina, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, os desafios relacionados com o ambiente não podem e não devem ser ignorados.

A iniciativa foi idealizada em Janeiro de 2012, mas só em Julho do mesmo ano se procedeu à primeira reunião, tendo então ficado delineado o plano de acção que, até Julho próximo, vai envolver municípios, estudantes e todos os que queiram participar no processo, concluiu Eunice Silva.

Lusa

publicidade

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
publicidade


Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade












publicidade












Newsletter