DIÁSPORA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo-verdianos “são mais portugueses” do que os restantes emigrantes 05 Novembro 2013

Os cabo-verdianos “são mais portugueses” do que os restantes emigrantes que residem em Portugal. Esta constatação é de Derek Pardue, investigador e antropólogo da Universidade de Wasnhingon. Segundo Pardue este estado “de quase português” prejudica os cabo-verdianos na hora de exprimirem a sua identidade.

Cabo-verdianos “são mais portugueses” do que os restantes emigrantes

Derek diz ainda na sua pesquisa que Cabo Verde é um país “crioulo pela cor das gentes e branco pelas condições sociais”, onde muitas pessoas continuam a identificar-se mais como europeias do que como africanas. Já em Portugal, acrescenta, os crioulos vivem presos entre a cultura portuguesa e a cultura cabo-verdiana e seus costumes.

Entretanto, com a camada juvenil cabo-verdiana o cenário é diferente, afirma o antropólogo. “Os jovens cabo-verdianos marcam-se propositadamente como kriolu e portanto estão fora da história lusotropicalista de hibridismo e de quase portugueses. São sim, residentes africanos transnacionais que definem a Lisboa actual”, pontua.

Durante a sua investigação, o antropólogo conversou com rappers cabo-verdianos residentes na Cova da Moura. Caso de MC Chullage que lhe explicou que prefere cantar em crioulo para que as pessoas procurem o significado da mensagem.

Um caso que, segundo Derek, faz da língua crioula não só uma forma de se afirmar mas também uma obrigação para quem quer se relacionar com os cabo-verdianos. Ainda segundo o autor deste estudo, Portugal ocupa uma posição de liderança na política de imigração europeia.

“O caso dos cabo-verdianos pode conter lições sobre a forma como os indivíduos, os grupos comunitários e as agências estatais devem tratar os desafios do cruzamento de culturas. E parece-me que Lisboa é o lugar perfeito para examinar estas dinâmicas”, sentencia o investigador e antropólogo da Universidade de Wasnhingon, Derek Pardue.

C/lusomonitor.net

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade


Newsletter