ARTISTA DA SEMANA

Lura em Eclipse 28 Mar�o 2009

Lura está de volta aos discos com “Eclipse”. O título, diz Lura, não só é uma homenagem à célebre morna de B. Leza bastas vezes interpretada por Cesária Évora- agora Lura também a canta neste disco-, como também uma metáfora que traduz a história do álbum e a vida da artista.

Totó Tavares, a música a serviço de Deus 19 Mar�o 2009

Já andou pelos caminhos da perdição, da fama e do dinheiro. Hoje diz-se convertido à “causa de Jesus” e utiliza o “dom musical” que recebeu de Deus para transmitir a mensagem da fraternidade e do amor, na linha americana do gospel. Chama-se António Tavares, mais conhecido por Totó Tavares, e no último Verão lançou o seu primeiro disco a solo, “Cabo Verde Téra Kerida”. Muito depois da sua andança musical iniciada nos anos setenta, altura em que como baixista integrou com o irm

Philippe Monteiro 03 Setembro 2005

“Tenho a música de Cabo Verde no sangue”

Nasceu no Senegal, mas é em Cabo Verde que o seu nome move massas. Philippe Monteiro é, actualmente, um dos artistas mais amados pelos jovens cabo-verdianos, como ficou provado na última edição do Baía das Gatas.

Jovino Santos anuncia novos projectos musicais em carteira e perspectiva 27 Agosto 2005

«Penso regressar e fixar residência em Cabo Verde»

Jovino Santos é um músico cabo-verdiano que vive em França. ASemanaOnline foi encontrar Jovino em terras de Soncente. Veio a Cabo Verde para matar as saudades da terra, de familiares e amigos.

“O Palácio da Cultura é subutilizado” 20 Agosto 2005

Este semana o nosso artista é um espargo, não uma pessoa. Mas como tanto a pessoa como o espaço fazem arte e propalam cultura, hoje o nosso anfitrião é Palácio da Cultura, um monumento nacional que tem atrás de si jovens apostados em alimentar nestas ilhas um “círculo contínuo de produção cultural”.

A Rabelada dos Rabelados 13 Agosto 2005

Misá

Aparece com aquele sorriso enorme de “menina do povo”, mas tem um olhar intenso de mulher. Maria Isabel Alves, ou simplesmente Misá, é uma figura tranquila, de gargalhada fácil e de pensamentos profundos, a quem dá gosto pegar na mão, olhar e falar em silêncio. Um silêncio como aquele que a Misá necessita para se encontrar com a sua arte e com os seus sentidos.

Edith Borges “Cabo Verde está em mim e como cabo-verdiana sinto-me orgulhosa disso” 30 Julho 2005

Olhos de arco-íris

O seu atelier fica em Malmo, cidade da distante e fria Suécia, mas as telas de Edith Borges não enganam: a sua alma é 100 por cento crioula, cheia de cores e raios de sol do arquipélago atlântico, Cabo Verde. De visita à terra natal, São Vicente, a artista plástica, que é também professora numa escola secundária, traça o seu percurso de mulher das artes e fala do seu imenso amor por Cabo Verde.

Por: Teresa Sofia Fortes

Boy Gé “É aqui (Cabo Verde) que me sinto completo”. 23 Julho 2005

Boy Gé Mendes
«À música me dedicarei até aos meus últimos dias»

Em 1952, nascia em Dacar (Senegal), filho de pais cabo-verdianos, Gérard Mendes, aquele que viria a ser, cerca de 20 anos depois, um dos rostos da “revolução” protagonizada pelo lendário Cabo Verde Show, conjunto que coleccionou hits ao fundir a música cabo-verdiana com ritmos africanos, europeus e latino-americanos. Em 1990, Gérard arrisca-se numa carreira a solo.

Sofia Barbosa «A minha carreira musical começa com Cabo Verde» 16 Julho 2005

Sofia Barbosa mostrou aos cabo-verdianos nos concertos que fez nos primeiros dias de Julho no Mindelo e na Praia que, mais do que um produto do concurso televisivo Operação Triunfo 1, ela é uma cantora de corpo e alma. Nascida em Lisboa, a 4 de Outubro de 1974, de pais cabo-verdianos, sempre sonhou ser cantora. Mas os pais não consideravam a música uma carreira segura, daí que a obrigassem a completar os estudos. Em 2003, já formada em contabilidade pelo ISCAL, Sofia viu brilhar a sua estrela da sorte com a partici

Mito: “Sou um viciado da imagem” 11 Julho 2005

É Mito, um artista que traz na sua pintura líquida a tranquilidade das imagens de Cabo Verde que traz em si. Este artista crioulo residente em Portugal desde 1989 prepara agora uma nova exposição na Praia, que será inaugurada na segunda-feira, no Palácio da Cultura. Entre datas e eventos oficiais, o pintor discorre no A Semana Online sobre a sua vida, a sua pintura, a sua arte em forma de água.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project