DIÁSPORA

Portugal: Estudo apresentado carateriza tecido associativo cabo-verdiano na actualidade em vários domínios 02 Julho 2022

A Federação das Organizações Cabo-verdianas em Portugal apresenta estudo que resulta da necessidade desse ter um documento sintético que caraterize o tecido associativo cabo-verdiano actual, em vários domínios, designadamente a dimensão, as suas atividades e projectos.

3 Comentários

Portugal: Embaixada quer “consulado 100% digital” no momento em que pedidos on-line ultrapassam os presenciais 26 Junho 2022

O embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, quer ter um “consulado 100 por cento (%) digital”, numa altura em que os pedidos feitos on-line nos serviços consulares em Lisboa já ultrapassam os solicitados presencialmente.

2 Comentários

Portugal: MP pede condenação de um dos sete arguidos e descarta homicídio no caso do jovem cabo-verdiano Giovani 28 Maio 2022

O procurador do Ministério Público pediu esta sexta-feria a condenação a uma pena “nunca inferior a seis anos” de um dos sete acusados da morte de Luís Giovani, descartando o crime de homicídio e pedindo a absolvição dos restantes arguidos.

7 Comentários

Fogo: Serviço de Emigração de Massachussets nos EUA recusa divórcios realizados em Cabo Verde por conservadores notários – advogado 20 Maio 2022

Alguns candidatos à emigração para os Estados Unidos da América (EUA) estão a enfrentar dificuldades com a rejeição, pelo Serviço de Emigração do Estado de Massachussetts, de divórcios realizados em Cabo Verde por conservadores notários.

6 Comentários

Senegal: Comunidade cabo-verdiana almeja intervenção mais forte nas decisões e no desenvolvimento do País 18 Maio 2022

O Presidente da República destaca o contributo da diáspora cabo-verdiana no processo de desenvolvimento, considerando que a comunidade cabo-verdiana no Senegal está bem integrada e almeja uma intervenção mais forte nas decisões de Cabo Verde.

3 Comentários

(Scripta saturnalia) Da diáspora em trânsito 14 Maio 2022

Nesse mesmo dia que evoco muitas décadas depois, neste sábado em que a tirania dos dias se cala, o ramo "que ficou em terra" — será? Afinal, é não!, como se iria revelar nessa metrópole de reencontros. Revelar é completar o quadro com os já vindos da "terra do cacau que bebe do sangue do contratado". No disco de vinil, essa ’sodad na kamin de Santomé’. No gira-discos, a nossa voz mais poderosa também clama certezas enquanto na divisão ao lado, com vista para o plátano substituto visual de

1 Comentário

Cabo Verde estima 1,5 milhões de nacionais e descendentes fora do país - ministro 11 Maio 2022

O ministro das Comunidades de Cabo Verde, Jorge Santos, estimou hoje que 1,5 milhões de cabo-verdianos e descendentes vivem fora do arquipélago, mas sublinhou ser necessário conhecer melhor a diáspora, enquanto "parte constitutiva da nação".

30 Comentários

PAICV defende mais diálogo entre os serviços das Alfândegas e os emigrantes 11 Maio 2022

O grupo parlamentar do PAICV reconheceu hoje que o modelo de cobrança única na desalfandegagem das pequenas encomendas trouxe melhorias em alguns aspectos, mas defendeu que é preciso mais diálogo para que o processo seja menos moroso.

3 Comentários

Portugal: Vereadora grata à comunidade cabo-verdiana que participou na reconstrução de Lisboa 07 Maio 2022

A vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara de Lisboa (CML) mostra gratidão à comunidade cabo-verdiana que participou na reconstrução da cidade que começou há quase 30 anos com o Programa Especial de Realojamento (PER).

1 Comentário

Portugal: Dino D’Santiago é um dos vencedores da noite da 4ª edição do Play com dois prémios 06 Maio 2022

O artista luso-cabo-verdiano Dino D’Santiago arrecadou os galardões da Crítica e de Melhor Artista Masculino, na noite desta quinta-feira, 05, em Lisboa, na gala da 4ª edição dos Play – Prémios da Música Portuguesa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project