ESPECIAIS

Fogo/Dia do Município: Soraya Ramos e Gil Semedo provocam primeira “enchente” do Presídio 30 Abril 2022

À terceira noite do festival-baile, o Presídio, palco das actividades culturais do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, registou a primeira enchente de pessoas ansiosas para assistir à actuação de Soraya Ramos e Gil Semedo.

Forte movimentação cultural com momentos altos no 1º de Maio 28 Abril 2022

Depois de dois anos sem a celebração da tradicional Festa da Bandeira e do Dia do Município, a cidade de São Filipe volta a registar uma grande movimentação de pessoas, sobretudo com a visita dos naturais da ilha do Fogo residentes nas outras ilhas do país e nas comunidades emigradas, com destaque para as dos Estados Unidos da América. O objetivo é celebrar em grande e com pompa e circunstância esta que é considerada a maior festa tradicional da ilha do vulcão e de Cabo Verde.

4 Comentários

O lendário cemitério de baixo ou de brancos 28 Abril 2022

O CEMITÉRIO DE BAIXO ou dos brancos, como ficou conhecido no tempo colonial, é um património com elevado valor histórico e turístico da cidade de São Filipe. Está situado na parte baixa da cidade dos sobrados, do lado sul da Ribeira de Boqueirão, que delimita o centro histórico da urbe de São Filipe, que este ano assinala os 100 anos da sua elevação à categoria de cidade.

8 Comentários

São Filipe: Hotéis com lotação esgotada devido à festa do 1º de maio 28 Abril 2022

A tradicional Festa de Nhô São Filipe, que este ano coincide com a celebração do primeiro centenário da cidade, já começou a movimentar a ilha. O certame, também conhecido como festa da Bandeira, que é considerada como uma das maiores manifestações culturais de Cabo Verde, vem atraindo sobretudo emigrantes, turistas e pessoas de outras ilhas. Como consequência, as diferentes unidades hoteleiras locais estão praticamente cheias, conhecendo assim o seu primeiro boom nesta fase de quase pós Covid-19.

3 Comentários

Hipismo: 15 cavalos disputam o troféu de primeiro classificado 28 Abril 2022

As corridas de cavalos são a prova rainha das festividades da Bandeira de São Filipe e do Dia do Município, arrastando multidões de pessoas, sobretudo crianças e adolescentes, para o hipódromo, situado nas proximidades do aeródromo de São Filipe. Desde o início de abril que os cavalos intensificaram os treinos para as tradicionais corridas. Este ano, por se celebrar o centenário da elevação de São Filipe à categoria de cidade, a Câmara Municipal decidiu duplicar o valor do primeiro prémio, que passou de 25

1 Comentário

São Filipe: Processo da extensão universitária está bem avançado – Delegado da Educação 28 Abril 2022

O delegado da Educação no concelho de São Filipe, Emanuel Barbosa, garantiu, em entrevista ao ASemanaonline que o processo de instalação da extensão universitária para a região Fogo e Brava está bem avançado e que no próximo ano letivo o Ministério da Educação (ME) estará em condições de iniciar os primeiros cursos nesse polo universitário.

3 Comentários

São Filipe: Delegacia de Saúde com longa lista de espera para consultas por falta de recursos humanos 28 Abril 2022

A delegada de Saúde de São Filipe, na ilha do Fogo, Joana Alves, revelou, em entrevista exclusiva ao Asemanaonline que neste momento está com uma vasta lista de espera para consultas. Tudo devido à falta de recursos humanos qualificados e à pandemia da Covid-19.

Fogo/São Filipe: A nossa ambição é transformar São Filipe num município atrativo e competitivo – Presidente da Câmara 28 Abril 2022

O presidente da Câmara Municipal de São Filipe (CMSF), ilha do Fogo, Nuías Silva, destaca em entrevista exclusiva a esta edição Especial do Assemanaonline que a sua equipa tem como ambição transformar a cidade dos sobrados num município atrativo e competitivo com foco acentuado na retoma da economia local, criando condições para que haja investimentos dos emigrantes, sobretudo por parte daqueles que residem nos EUA. Apostando numa visão promissora para o futuro do concelho, o edil, que foi questionado por este

7 Comentários

São Filipe em números: População e principais indicadores 28 Abril 2022

Com 27.826 mil habitantes, o município de São Filipe, na ilha do Fogo, celebra no próximo domingo, 1 de maio, mais um aniversário e o centenário da cidade dos sobrados. Para assinalar a data, este diário digital de notícias apresenta, com base nos estudos do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), alguns dados sobre o concelho, com destaque para os indicadores económicos e sociais mais relevantes.

1 Comentário

Juceila Pereira é Miss Cabo Verde 28 Abril 2022

Juceila Pereira, da Ribeira Grande de Santo Antão, foi coroada como a mais bela do país no concurso Miss Cabo Verde 2022, realizado pela primeira vez na ilha do Fogo no dia 25 de abril. Já em relação a Miss Fogo, que aconteceu no dia 20 de Abril, a estudante Jasmine Jorgensen, de 16 anos, foi eleita a mulher mais linda da ilha do vulcão.

1 Comentário

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project