INTERNACIONAL

EUA: Vida dupla de Maria Butina, estudante e espia de Putin — Detida pela justiça americana 22 Julho 2018

A justiça americana acredita que Maria Butina entrou nos Estados Unidos com um visto de estudante, mas as suas intenções eram infiltrar organizações "políticas" através das quais estabeleceu "canais oficiosos" para "promover os interesses da Federação Russa". Por isso, foi detida, no domingo, 15, para ser submetida a interrogatório judicial, no dia seguinte, enquanto decorria a cimeira de Helsínquia entre Trump e Putin.

Pentágono dá mais 200M à defesa da Ucrânia — EUA atinge $1bn de ajuda desde anexação da Crimeia pela Rússia em 2014 21 Julho 2018

Os Estados Unidos anunciaram esta sexta-feira, 20, uma ajuda suplementar de 200 milhões de dólares para reforçar a defesa da Ucrânia.

Crise secessionista catalã no Reino de Espanha: Juiz recusa decisão da justiça alemã e desiste da extradição de Carles Puigdemont 20 Julho 2018

O ex-presidente catalão, há mais de três meses em liberdade condicional na Alemanha, já pode circular na Europa — o juiz desistiu do mandado Europol para o extraditar —, mas se puser os pés no Reino de Espanha será de imediato detido. O mesmo se aplica aos demais cinco membros do seu governo que em outubro o acompanharam no exílio e estão na Bélgica.

Centenário de Mandela: Homenagem de Obama entre críticas a ’factos alternativos’ antidemocráticos e aplauso a campeões do ’FrançÁfrica’ 18 Julho 2018

O 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, esta terça-feira, fez um discurso marcante a comemorar em Joanesburgo o centenário do nascimento do 1º presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela (18.7.1918-5.12.2013). O "inspirador" Madiba e o seu "seguidor" Obama têm em comum ainda o terem sido o primeiro presidente negro, respetivamente, da África do Sul e dos Estados Unidos, ambos marcados pela ’desigualdade racial’.

4 Comentários

Alemanha: Polícias espancam na U.Bona judeu professor-visitante de universidade americana 18 Julho 2018

O professor Yitzhak Melamed, da Universidade Johns Hopkins, foi brutalmente espancado em Bona na última quarta-feira, 11, "por quatro ou cinco polícias", horas antes de ir dar uma palestra (a que chegou atrasado). No dia seguinte, ele estava na primeira-página ’por desacato à autoridade’.

G5 Sahel muda chefias no Estado-Maior após ataque de djihadistas do Mali 17 Julho 2018

O general mauritano Hanena Ould-Sidi e o general chadiano Omar Bikimo foram respetivamente nomeados comandante e comandante adjunto do Estado-Maior do G5 Sahel, após os ataques de djihadistas do Mali contra a operação “Barkhane” que mataram civis e militares franceses nos últimos dias em Sevaré e Gao.

Cimeira Trump-Putin de Helsínquia: Em sintonia sobre Irão, Crimeia 16 Julho 2018

A conferência de imprensa conjunta deu a conhecer os temas agendados no encontro à porta fechada entre os dois chefes de Estado. O acordo sobre a Crimeia, o clima de "bom entendimento entre as suas superpotências com responsabilidades em travar o programa nuclear" ’prometem’ desagradar ao Irão, Ucrânia e apoiantes na União Europeia.

1 Comentário

Israel: Sara Netanyahu obtém adiamento do julgamento do caso do catering sobrefaturado 16 Julho 2018

A esposa do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, está a ser julgada por alegada corrupção, no caso das despesas de catering classificadas como "nada democráticas em matéria de refeições pagas pelo erário público". A audição deste mês foi adiada para outubro, na ’rentrée’ judicial.

1 Comentário

Reino Unido: Trump no seu campo de golfe da Escócia, Putin na 2ª – Milhares protestam em Edimburgo 15 Julho 2018

A capital escocesa, Edimburgo, não destoou de Londres e preparou este sábado a sua receção hostil (foto) ao detestado 45º presidente dos Estados Unidos. Trump entrou no seu resort de Turnberry para jogar golfe e preparar-se para encontrar o seu homólogo russo na cimeira de Helsínquia na segunda-feira, 16.

Reino Unido: Trump ameaça May sobre Brexit ’suave’ que “vai matar” acordo comercial com Estados Unidos 13 Julho 2018

O acordo de livre comércio Estados Unidos-Reino Unido, como "uma grande oportunidade" segundo Theresa May, é um dos pontos em destaque da agenda da visita do presidente Donald Trump iniciada esta quinta-feira, 12. Recebido na residência de campo, em Buckinghamshire, longe dos protestos de Londres, Trump fez o que se esperava: deitou abaixo o plano Brexit "suave", que em oito meses já fez sair sete membros do governo May.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project