OPINIÃO

Sobre a importância da estatística 17 Setembro 2018

Os cidadãos comuns pensam que a Estatística se resume a apresentar tabelas e gráficos em artigos de jornais e revistas ou, ainda, associam-na à previsão de resultados eleitorais. Porém, a Estatística moderna não é responsável só pela criação de tabelas e gráficos, mas trabalha também com metodologias científicas muito mais complexas.

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha*

1 Comentário

A Importância dos sistemas estatísticos nacionais nos Estados de Direito Democrático 10 Setembro 2018

A decisão política nos Estados de Direito Democrático necessita do apoio dum Sistema de Informação integrado por 2 infraestruturas básicas: os Órgãos de Comunicação Social, visando formar uma opinião pública aberta à discussão de ideias e ao mundo, permitindo a discussão pública que contribua para estabelecer limites ao egoísmo individual; e o SEN, que com regularidade produz Estatísticas Oficiais com rigor científico, objetividade e imparcialidade as quais, além do seu valor informativo nos planos soc

2 Comentários

Juventude Cabo-verdiana: Que Caminhos? 10 Setembro 2018

Jovens cabo-verdiano estão a seguir caminhos autodestrutivos, muitos se aderem às influências de grupos por mero medo ou inquietação de não serem aceites perante os seus pares.

Por: Hilário Lopes *

19 Comentários

Improváveis de uma viagem 04 Setembro 2018

Fomos bem assistido e fizemos as compras na loja de duas confrades da lusofonia, em terras de Thomas Morus, um sonhador, tal como nós, que nunca deixamos de idealizar uma pujante e próspera CPLP, para o enlevamento dos respetivos povos.

Por:Domingos L. Miranda Furtado de Barros

24 Comentários

"MEHR LICHTI"- Mais luz: Taxas de analfabetismo e de universitários diplomados enquanto fatores determinantes do processo de desenvolvimento de Cabo Verde 03 Setembro 2018

Com a Independência Cabo Verde alargou o acesso ao sistema educativo, à educação básica e ao ensino secundário, mas o ensino superior é ainda frequentado por uma camada restrita provinda das classes económica e culturalmente mais providas, embora existam mecanismos de incorporação de membros de classes mais modestas, como bolsas de estudos, subsídios e outros apoios concedidos por vários órgãos governamentais e municipais, e organizações não-governamentais e privadas que têm desenvolvido programas de ass

O perigo da comunicação só oral nas organizações - O Eclipse do sol 27 Agosto 2018

Embora a chegada da tecnologia digital – e o consequente E-mail – tenha permitido melhorar a comunicação escrita, o mesmo não pode ser dito da comunicação oral.
A experiência mostra que existe uma grande dificuldade dos executivos em transmitir de forma oral exatamente o que desejam, e um dos erros que cometem é achar que quem os ouve tem obrigação de entender o que dizem.

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha *

2 Comentários

Da iliteracia e do prémio nacional para o leitor 27 Abril 2018

Então, neste particular, esforcemo-nos para colocar tudo o que é supérfluo de lado e apresentar as nossas propostas. Queremos com isto dizer que precisamos de inverter o rumo das coisas, ou seja, ao invés de estarmos a inventar prémios literários que nunca saem do papel e da cabeça da tutela, para escritores que não estão a conseguir vender os livros, porque existe uma gritante falta de leitores, por que não criar prémios literários para os atuais ávidos leitores?

Por: Domingos Landim de

18 Comentários

Promessas de Abril — a cumprir 26 Abril 2018

A solenidade das comemorações deste "25 de Abril", na Assembleia da República Portuguesa. Destaca-se a ausência de vinte deputados — sem compasso no tom próprio da solenidade, esses ter-se-ão esquivado a ser a voz dissonante. Entre nós, os nossos jovens na colónia libertada saberão tanto deste dia como os jovens da antiga metrópole também libertada?
Por: Andreia Fortes

A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA 25 Abril 2018

O Código Eleitoral e a Constituição da República precisam ser revistos para se criar condições para candidaturas independentes (uninominais). Temos que ultrapassar a tendência partidária de controlar tudo na sociedade cabo-verdiana e dar passos seguros para um futuro risonho do nosso país e povo.

Por: Carlos Fortes Lopes, M.A.

( A Voz do Povo Sofredor)

Revanchismo político em Cabo Verde 16 Abril 2018

Infelizmente o revanchismo político ( desejo obstinado de vingança ou espírito de desforra) é um fenómeno patente em Cabo Verde que afecta a grande franja da população, sobretudo os jovens.É que estes se sentem inibidos de expressar as suas ideias contrarias à da maioria, de se afilhar a um partido político e de se exprimir publicamente os seus posicionamentos políticos, porque sentem-se medos do revanchismo político.

Por: Seidy de Pina

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project