OPINIÃO

A IMPORTÂNCIA DA CULTURA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA 20 Junho 2018

A história das civilizações mostra que a cidadania representa uma etapa do desenvolvimento humano e o resultado da modificação dos hábitos culturais dos homens. Por isso, parte-se de uma perspetiva de análise dos fatores históricos, por meio da leitura e interpretação dos textos constitucionais para conhecer a problemática que se coloca nos dias hodiernos, e ver a má qualidade da educação como o principal problema enfrentado por muitos países pode parecer muito óbvio, mas nem sempre se consegue identificá

É uma grande imoralidade o Governo estar a esbanjar recursos em paródias, festivais, viagens desnecessárias, carros de luxo, etc 19 Junho 2018

O Governo precisa ter mais sensibilidade para com a nossa população rural. É uma grande imoralidade o Governo estar a esbanjar recursos em paródias, festivais, viagens desnecessárias, carros de luxo etc, enquanto temos uma grande parte da nossa insignificante população a comer o pão amassado pelo diabo. Penso que já é tempo de repensarmos a forma de governar Cabo Verde.

Por: *Alcindo Amado

35 Comentários

Polémica na PTS : As falsas declarações do senhor Gilson Alves 15 Junho 2018

Senhor Gilson Alves, na minha óptica considero-lhe um presidente clandestino do PTS porque este congresso devia ser realizado na Cidade da Praia e também devia constar a assinatura da minha retirada. Por isso, considero-me ainda como um presidente legal do PTS e cujas próximas eleições vou tomar parte como presidente do Partido – PTS, cuja decisão de aprovação de candidaturas, vai ser determinada por tribunais.

Por: José Augusto Ferreira Fernandes

(Ex-Presidente do PTS)

4 Comentários

Deputadas milionárias: A arte de ajudar os necessitados 14 Junho 2018

Deixo aqui um apelo à nossa comunidade (nos EUA) para participarem mais ativamente nas acões dessa associação pois ela vai além de auxiliar doentes com câncer como o grupo de “Criolas Contra Câncer”. As suas atividades são mais abrangentes na medida em que apoiam de forma indiscriminada todos os necessitados, o que a obriga a um maior esforço em termos de procura de recursos.

Por: Carlos Tavares

A prepósito do histórico encontro Kim Jong-Un e D. Trump 13 Junho 2018

O regime da Coreia do Norte tem sabido chantagear, habilmente, os seus inimigos, bem como países como a China, para garantir a sua sobrevivência energética e alimentar. Mas desta vez conseguiu mais: garante a integridade territorial e condições para o desenvolvimento económico e trouxe o presidente dos EUA à sua mesa pois, D. Trump encontra-se fragilizado tanto internamente como tem somado derrotas no plano internacional.

Por: Joaquim Fernandes

2 Comentários

Política: Interesse ou conhecimento? 12 Junho 2018

A prática política, de um modo geral, não está preocupada com o conhecimento. Governantes e governados estão focados na defesa de seus interesses e privilégios.

* Por: José João Neves Barbosa Vicente

4 Comentários

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS ELITES CABO-VERDIANAS E O PAÍS 05 Junho 2018

Além da sua competência técnica as Elites Cabo-verdianas, para o serem verdadeiramente, têm de cumprir diariamente com deveres que abarcam valores, atitudes e padrões de comportamento, ou seja, trata-se de ética, e o eventual sucesso das Elites Cabo-verdianas na vida acadêmica, nas profissões liberais, na área financeira, económica, social e de gestão, tem de ancorar aqui, partir daqui e retornar sempre aqui.

Por: *Adrião Simões Ferreira da Cunha

16 Comentários

MEHR LICHTI: A primeira dificuldade de acelerar o desenvolvimento de Cabo Verde 04 Junho 2018

Penso que a causa primeira da dificuldade de aceleração do processo de desenvolvimento de Cabo Verde radica na ainda reduzida Taxa de Universitários Diplomados, cuja relação de diferença com os países desenvolvidos considero ser muito mais de grau que de natureza, partilhando totalmente a afirmação de caráter geral de que os desníveis observados de país para país parecem prender-se mais com diferenças a nível das situações políticas, socioeconómicas e culturais do que a nível da mentalidade profunda.

4 Comentários

EUA: CALÚ E DJIM DJOB VOCÊS MERECEM 23 Maio 2018

O percussionista Carlos Monteiro "Calú" e o baixista Jim Job são dois músicos dos quais nutro uma grande admiração pessoal, não só do ponto de vista musical, mas também como pessoas. Por onde passam, quer em shows ou convívios souberam, sempre encantar e cativar o público. Gozam de uma vertente humanista como poucos. A performance e a naturalidade com que os dois gigantes da nossa música apresentam em palco demonstram a imponência do saber fazer, que não deixam dúvidas. Cada nota tirada revela muita mestria

2 Comentários

A comunicação política 03 Maio 2018

Infelizmente, se não houver mudanças contrárias a este estado de arrogância política, o partido que suporta o Governo acabará por destruir ainda mais o país. A comunicação politica, em Cabo Verde, continua funcionando como instrumento de controlo e mecanismo de legitimação ilegal do sistema politico e da ordem social que lhe é subjacente, e isto pode causar a queda deste Governo, nas urnas.

Por: Carlos Fortes Lopes, M.A.

( A Voz do Povo Sofredor)

10 Comentários

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project