OPINIÃO

Sem conhecimento e sabedoria não há pensamento crítico 12 Dezembro 2018

Uma das características que as organizações mais procuram nos seus funcionários é o pensamento crítico: procuram profissionais que saibam analisar situações sem serem influenciados pelas suas crenças ou valores, ou seja, de maneira crítica.

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha*

O Drama do regresso às origens 10 Dezembro 2018

Uma ideia lançada há 20 anos, sem efeito prático até agora é a tal Lei de Conselho das Comunidades que foi aprovada pela Assembleia Nacional em 2013. Esse tal famoso Conselho das Comunidades nunca conseguiu ir além do boletim oficial nacional. Como muitas outras leis Cabo-Verdianas, a Lei do Conselho das Comunidades (órgão consultivo para os assuntos relativos à emigração), nunca foi aplicada e nem se pretende aplica-lá brevemente.

Por: Carlos Fortes Lopes

(A Voz do Povo Sofredor

4 Comentários

Macron sob derrisão — ’Coletes amarelos" espantam e Trump, afins e outros troçam do vencido por insurrectos indignados 08 Dezembro 2018

O mundo espantou-se com o movimento que, em França, começou por bloquear estradas. Protegidos por coletes amarelos, essenciais na prevenção rodoviária, os franceses do meio – onde a virtude mora, mas que a economia capitalista deixou exsangue – tinham reagido contra o anúncio de mais impostos sobre os combustíveis.

5 Comentários

Boa Vista e S.Vicente: Detidos dois homens suspeitos por violação de menor e burla qualificada 04 Dezembro 2018

A Policia Judiciaria acaba de deter dois cidadãos por alegado envolvimento em crimes graves. Um deles é um homem de 62 anos, natural da Boa Vista, suspeito de ter violado uma criança quando tinha 7 anos. O outro detido, de 36 anos, é de S.Vicente e está sendo acusado de burla qualificada por falsificação de documento público.

5 Comentários

A importância da comunicação interna nas organizações 03 Dezembro 2018

A Comunicação Interna nas organizações nem sempre foi valorizada ou reconhecida como sendo de vital importância para o seu desenvolvimento e sobrevivência.
Na era da Informação e num momento em que a tecnologia é disponibilizada, a habilidade no processamento de dados e a sua transformação em informações prontas para serem usadas nas tomadas de decisões, representa uma oportunidade valiosa na melhoria do processo de comunicação, posto que só através de uma Comunicação Interna efi

2 Comentários

As crises nos sectores da agro-pecuária e pesca (Parte-II) 29 Novembro 2018

As famílias mais pobres continuam sendo incapazes de melhorar as suas condições de vida.Apesar de muita conversa, conferências e rega-bofes, a pobreza continua aumentando, enquanto os mercenários continuam enriquecendo à custa do Orçamento do Estado. Os recursos para melhorar as condições de vida dos pobres continuam sendo desviados para as mordomias politico-institucionais, como se tudo fosse normal, como acontece no nosso continente.

Por: Carlos Fortes Lopes

(A Voz do Povo Sofre

7 Comentários

A saúde pública e a sua correlação com os sectores judicial e laboral 28 Novembro 2018

Quando temos ilhas onde nem sequer existe dois médicos da medicina geral e as instalações hospitalares são precárias, sem utensílios básicos para o bom desempenho das funções médicas, não se pode esperar que as populações se sintam protegidas e consideradas. Esta má gestão do setor da Saúde está também contribuindo para a ampliação das crises e o êxodo rural nalgumas ilhas do arquipélago. Sem transporte e sem condições de tratamento nas ilhas o povo trabalhador é sempre a primeira vítima desse se

11 Comentários

Chã das Caldeiras: Cidadão Danillon questiona porque só agora o Edil Alberto Nunes considera que o problema de Chã é complexo 27 Novembro 2018

Então, só agora na semana festiva, Alberto Nunes, o presidente telecomandado da CMSC do Fogo, fez o eco de há um ano, do Presidente da AN Jorge Santos, que o processo de Chã das Caldeiras é complexo e exige a compreensão de todos.

21 Comentários

Informação Estatística oficial e cidadania 26 Novembro 2018

Adotar procedimentos terminológicos significa, com a utilização de instrumentos teórico-metodológicos próprios, ?varrer? os Sistemas Estatísticos Nacionais à procura dos novos conceitos utilizados ou dos conceitos em formação ou transformação, dos termos frequentemente utilizados e das formas de uso adoptadas pelo cidadão, que não necessariamente coincidem com a linguagem oficial. Significa propor procedimentos de fixação terminológica que dêem conta da forma e do conteúdo conceptual dos termos no níve

Algumas reflexões sobre cidadania e estatística 19 Novembro 2018

Para o exercício pleno da cidadania é de primordial importância o desenvolvimento de capacidades para interpretar a informação estatística oficial veiculada pelos diferentes meios de comunicação social, as quais são ainda importantes na resolução de problemas e na tomada de decisões.

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha*

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project