OPINIÃO

Memória fresca mesmo com audição a ‘aperrear-me’ –18 anos atrás projeto de Siza Vieira era outro 14 Fevereiro 2019

A memória registou um edifício amigo do espaço circundante, como prometia a maquete, que está aí nos jornais que entraram para a História. Diferente, pois, da atual realização, de vários andares e cheio de varandas-mirantes a dar para a Assembleia Nacional.

FAO: Não há segurança alimentar sem segurança sanitária de alimentos 13 Fevereiro 2019

Segundo uma avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença transmitida por alimentos afeta 600 milhões de pessoas e causa mais de 420.000 mortes a cada ano. A camada social mais afetada são as crianças, tanto em termos de mortalidade como em termos de ser atrofiada, com 150 milhões de crianças menores de cinco anos afetadas, cuja doença muitas vezes é causada por micróbios perigosos ou parasitas que se infiltram na sua refeição. No ano passado, por exemplo, um surto mortal de Listeria foi respon

1 Comentário

Cocaína e evocação do irlandês que roubou as joias da coroa inglesa —Rei perdoou-o e premiou-o 12 Fevereiro 2019

Neste momento em que Cabo Verde dá o ’habeas corpus’ aos “zorros” suspeitos de tráfico de cocaína e em Londres, Inglaterra, as águas cocainadas do Tâmisa põem as enguias hiperativas, vem à memória o episódio histórico referenciado nos relatos da guerra civil que desembocou na também insólita República de Cromwell. Insólito e real, também no perdão e recompensa régios ao homem que roubou as joias da coroa da Inglaterra em 1671.

Por: Luiz Cunha

2 Comentários

Reflexões sobre a ética profissional dos estaticistas oficiais 11 Fevereiro 2019

A Declaração do IIE sobre a Ética Profissional é composta por um conjunto de valores profissionais compartilhados e uma série de princípios éticos a eles relacionados. Neste documento, a definição de Estaticista vai além dos profissionais que possuem um diploma nesta área; inclui, ainda os que criam e utilizam dados e ferramentas estatísticas. Os estaticistas trabalham numa variedade de ambientes - económicos, culturais, jurídicos e políticos - que podem ter impacto sobre a natureza dos trabalhos estatísti

Um Gesto de Conforto a Carlos Lopes Fortes 02 Fevereiro 2019

Não é fácil, neste inverno severo acomodar no Clube Social Português local onde tradicionalmente se efetiva todos os eventos da comunidade, cerca de 500 pessoas, para mostrar a sua solidariedade em esta festa de beneficência a favor de um conterrâneo, de um amigo, também, um líder comunitário, um dirigente politico, escritor com vários livros publicados e um chefe de família de nome Carlos Lopes Fortes, que está a padecer de uma doença grave e que exige cuidados. Bem-haja aos organizadores.

7 Comentários

A importância do diálogo nas relações humanas 30 Janeiro 2019

Aquele que, verdadeiramente fala e escuta, está sempre disposto a explicar e a ouvir explicações sobre algo que, por alguma razão, não foi totalmente captado, processado ou compreendido; como disse Arendt, através do “falar” e do “ouvir” podemos “mudar, ampliar, agudizar, iluminar.

Por: José João Neves Barbosa Vicente*

3 Comentários

Algumas reflexões sobre as elites de Cabo Verde 28 Janeiro 2019

Mas para isso as Elites Caboverdianas precisam de eleger uma causa de conduta verdadeiramente nacional, como p. ex. uma reforma da Administração Pública capaz de transformar uma administração poder numa administração prestadora de serviço, que seja leve, eficaz e útil, porque a Administração Pública deve ser útil e não um peso inútil.

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha*

2 Comentários

Reflexões sobre a ética profissional dos estaticistas oficiais 19 Janeiro 2019

Os Estaticistas devem ser objetivos, desconsiderando o medo e o espírito partidário, e escolhendo e utilizando exclusivamente métodos que permitam produzir resultados os mais precisos possíveis. Eles devem apresentar todas as conclusões da sua investigação de maneira aberta, completa e transparente, quaisquer que sejam os resultados.

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha*

1 Comentário

Serviços Aéreos em S.Vicente: Impor barreiras artificiais às iniciativas das comunidades é atentar contra a democracia e a paz social 13 Janeiro 2019

O tráfego de Mindelo (ver fotos no roda pé deste artigo) representa um negócio de várias dezenas de milhões de Euros, para não falar da Praia que é bastante superior (e disputado por diversas transportadoras estrangeiras). É legítima e compreensível a pressão que as comunidades fazem (e sempre fizeram) sobre o Estado (accionista único da transportadora de bandeira): quer se queira quer não, a TACV/CVA é uma marca de Cabo Verde e nela sempre se depositaram enormes expectativas. Se negócios e resultados é qu

38 Comentários

Megafones à mão com / sem audiência 12 Janeiro 2019

As palavras tolas, em horas amenas que antes eram ditas de boca a ouvido, entre amigos próximos, agora disseminam-se, aqui e na China, levadas “à velocidade da luz”, hipérbole que viola as leis da física, mas tornada figura de estilo que chocando (N.B.: Einstein afirma que nada no universo viaja mais rápido que a velocidade da luz) desperta a atenção para a normal “velocidade do som”.

Por: Luiz Cunha

1 Comentário

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project