OPINIÃO

Tarrafal de São Nicolau: Da má gestão a um desenvolvimento torto 16 Junho 2019

O que me motiva a redigir este pensamento é a revolta contra o uso abusivo e excessivo do poder por parte do autarca do Tarrafal São Nicolau, José Freitas de Brito, na forma como vem conduzindo os destinos do nosso município, ao distribuir mal os parcos recursos financeiros à disposição da câmara municipal. As últimas decisões do atual líder autárquico prendam-se única e exclusivamente ao luxo próprio e não ao bem comum.

12 Comentários

Parlamento infantil ou jardim infantil 15 Junho 2019

Os Deputados não foram eleitos, mesmo sendo através de listas totalmente partidárias, para irem ao parlamento quando bem entenderem e trabalhar quando lhes apetecer. Convém, que a direção do Parlamento ofereça aulas obrigatórias do conteúdo da Constituição aos eleitos para que comecem a respeitar os direitos e deveres constitucionais dos Deputados.

Por: Carlos Fortes Lopes*

6 Comentários

Responsabilização em Cabo Verde, o calcanhar de Aquiles 09 Junho 2019

O nosso Parlamento é o palco das acusações, mas nunca as coisas saiam dali, para terem o desfecho que deveriam ter. Daí as coisas tornam-se repetitivas, estando um ou o outro no poder. O que ouvimos são insinuações e acusações que não passam de agressões verbais e, às vezes, físicas, dos dois lados, com mais assentos parlamentares, para tentarem responsabilizar onde ninguém é responsabilizado.

Por: Efrem Soares

9 Comentários

Em torno da independência do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde 08 Junho 2019

Embora o princípio da Independência dos INE seja pacífico, a verdade é que os INE podem sofrer por vezes tentativas de intromissão, diretas ou indiretas, por parte dos utilizadores, visando uma certa orientação da sua atividade, pelo que se impõe um dispositivo legal que defenda os INE daquelas tentativas que, além dos conflitos que ocasionariam, poderiam originar a produção de estatísticas ″orientadas″, com a consequente perda, irreparável, da sua credibilidade.

Por: Adrião Simões

1 Comentário

A importância da estatística no destino do país e sugestões de melhorias 06 Junho 2019

É preciso que o INE seja uma instituição totalmente independente do governo, sem nenhuma ligação política-partidária, sem ter de nomear pessoas de confiança a cargos de chefia, sob influência de condicionar os trabalhos do próprio instituto. Os dados devem ser apresentados com seriedade para o bem do país, por conseguinte, os cargos de chefia do INE deviam ser ocupados através de concurso público, regulado também por uma instituição independente. Ou se a lei permite, que seja criada uma instituição priva

5 Comentários

O bota-abaixo na Política 05 Junho 2019

Colhe-se hoje o que ontem se semeou e na maioria das vezes foram outros que semearam. Se o que existe hoje é objecto de interesse por estrangeiros, evitemos a parolice (para não dizer crime) de sacralizar o comprador e demonizar o construtor. E não normalizemos a vertigem de pretender o recomeço a cada ciclo, como se o anterior, por norma, valesse pouco ou nada. Isso é política travestida de macacada e não condiz com o nível de desenvolvimento já alcançado.

Por: Mário Paixão*

17 Comentários

Radiologia do desenvolvimento do município do Tarrafal São Nicolau e propostas de melhoria 03 Junho 2019

A economia do município do Tarrafal está passiva, estática, sem uma luz de agressividade, sem ideias, projetos, sem nenhum modelo estratégico de liderança e de gestão, sem a capacidade de transformação, o que encurrala o desenvolvimento, propaga-se gradualmente a pobreza.

Por: Albino Sequeira*

6 Comentários

A importância da literacia estatística no quotidiano dos cidadãos 29 Maio 2019

Uma habilidade fundamental para o cidadão interpretar e avaliar, de forma crítica, as informações estatísticas é a Literacia Estatística. O indivíduo "letrado" estatisticamente necessita ainda de habilidades de comunicação para expressar as suas opiniões e tomadas de decisões baseadas na adequada compreensão da análise dos dados. A Literacia Estatística vai além da aplicação da Estatística de maneira mecânica, sendo a habilidade de ler e interpretar dados de uma forma critica. O uso adequado dos conhec

As crianças desprotegidas 26 Maio 2019

Crianças sem cuidados parentais ou em risco de perdê-los enfrentam um risco elevado de violência, abuso e negligência. As crianças que crescem em cuidados alternativos muitas vezes experimentam a violência em suas vidas, seja nas mãos de suas famílias ou da própria comunidade, como está acontecendo no nosso país Cabo Verde. Como consequência, essas crianças tendem a aceitar mais a violência ou o risco de se tornarem agressores - violentes.

Por: Carlos Fortes Lopes*

3 Comentários

A Beleza do agir humano 25 Maio 2019

Quando se decide agir, não pode haver outro objetivo senão fazer aquilo que é certo; é nosso dever usar a razão e fazer sempre a coisa certa e jamais mentir ou esconder a verdade em nenhuma circunstancia. Mentir é um exemplo do agir humano errado e degradante; dizer sempre a verdade é um exemplo do agir humano certo e belo.

Por: José João Neves Barbosa Vicente*

1 Comentário

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project