OPINIÃO

Os serviços públicos: Da burocracia à qualidade 22 Janeiro 2020

A Administração Pública nos países em desenvolvimento tem a maior oferta de serviços aos cidadãos, e como tal deve dedicar uma atenção particular às questões da Qualidade, sobretudo ao nível do grau de satisfação dos utentes, pois estes assumem o duplo papel de contribuintes e beneficiários do serviço público.

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha*

3 Comentários

São Nicolau Merece Mais e Melhor 08 Janeiro 2020

Apesar de ser considerada a região mais histórica do país, a ilha de São Nicolau também carrega consigo graves problemas socioeconómicos, quase todos vinculados ao que se chama desinvestimento público e desleixo dos partidos. Ninguém mais conhece e ouve falar dessa ilha montanhosa, por carência de ligações regulares dos transportes. Uma medida que prejudica as pessoas, os agricultores, pescadores, investidores e o turismo da região.

Por:Albino Sequeira*

11 Comentários

Melhorar o desempenho profissional 28 Dezembro 2019

A formação profissional não deve ser vista como uma obrigação legal mas sim como um investimento de valor. Ao investir no desenvolvimento das suas próprias competências ou nas competências dos seus colaboradores estará a colocar-se na rota do sucesso através de uma melhoria significativa de desempenho.

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha*

Parlamento: Carga Pesada para Cabo Verde 23 Dezembro 2019

A democracia não tem preço, mas o legislativo cabo-verdiano tem custo elevado para a pobreza do arquipélago. Os Deputados gastam ao País 5.040 contos por mês como subsídio de habitação, por não ocuparem uma moradia do Estado. Cada parlamentar recebe 70 contos para arrendamento de uma casa e morar condignamente.

Por: Albino Sequeira*

30 Comentários

A onda sócio-política está chegando a Cabo Verde 17 Dezembro 2019

Cabo Verde precisa de um novo sistema governamental onde os poderes exercem as suas funções e cada cidadão é respeitado de acordo com o conteúdo da constituição.Cabo Verde precisa de um Parlamento composto por 3 ou 4 bancadas parlamentares onde as propostas de Lei e os Projectos de Lei são debatidos com respeito mútuo e as negociações entre os partidos funcione para o bem da nação e do seu povo Sofredor.

Por: Carlos Fortes Lopes*

11 Comentários

Gestão Municipal Eficiente 16 Dezembro 2019

Falar de gestão municipal eficiente implica expressar de competência, produtividade, eficácia, realizar uma tarefa sem erros, com o mínimo de desperdício e que no fim se alcança grandes conquistas.

Por: Albino Sequeira*

6 Comentários

É necessário estimular os jovens cabo-verdianos para continuarem os estudos 14 Dezembro 2019

Na realidade, é muito fácil dizer aos filhos adolescentes que não estudam porque são preguiçosos e só querem divertir-se. Mas será que algo mais lhes está acontecendo e os pais nem sabem? Por isso, uma das principais tarefas dos pais é, antes de mais nada, entender o que acontece com os filhos, e para isso: - Perguntem-lhes como está sendo a Escola e a relação com os colegas; - Estreitem a relação com os professores que podem dar informações valiosas; - Conversem com os pais de colegas adolescentes dos fil

3 Comentários

Basta do modelo de funcionamento da função Pública/Empresas Públicas nas mãos dos eternos partidos políticos em Cabo Verde, alternando 13 Dezembro 2019

O rendimento interno bruto é mal distribuído em Cabo Verde, 3/4 do bolo é devorado na esfera politica da governação, e ¼ a ser distribuído para a população restante, razão do nível alto de pobreza e taxas de desemprego elevados, enquanto vimos a pequena franja de população a tornar-se cada dia mais rica, num pais onde todos conhecem a origem humilde de todos, onde recursos naturais são nulos, e os tão falados recursos humanos a desvanecer, cada dia mais frágeis e desinteressados, e com uma boa franja da

15 Comentários

Reflexões sobre ser-se culto 09 Dezembro 2019

Nos países que não primam pela leitura, conhecimento e cultura ser culto pode ser um grande diferencial para o crescimento pessoal e profissional. Afinal, conhecimento nunca é demais e saber usá-lo é um fator decisivo na resolução de problemas ou na construção de uma carreira.

Por: Adrião Simões Ferreira da Cunha*

7 Comentários

O ideal da instalação das câmaras de vigilância em Cabo Verde 08 Dezembro 2019

Realmente, as câmaras de vigilância devem ser instaladas por todo o arquipélago. Pois, a sua massiva instalação e funcionamento não só trará a paz e tranquilidade ao nosso país cada vez mais violento onde a taxa de homicídio voluntário é de 10 por cada 100.000 habitantes. Verdadeiramente, esta taxa é umas mais altas em África e no mundo. Idealmente, a instalação das câmaras de vigilância deveria começar nas principais cidades cabo-verdianas, isto e, Praia (Já beneficiou das câmaras de vigilância),

17 Comentários

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project