REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

1ª vacina chinesa aprovada arranca 5ªfª, 7 no Brasil — Moderna pode ficar-se pela 1ª dose para vacinar o dobro de americanos 07 Janeiro 2021

Nos Estados Unidos, O CDC pondera usar a 2ª dose para ter o dobro de vacinados e ainda pode vir a tornar regra o que aconteceu por acaso: duas pessoas "com sorte" receberam a vacina, depois que profissionais de saúde faltaram e as doses estavam quase a expirar. A China anunciou esta segunda-feira, 4, ter aprovado uma das cinco vacinas na última etapa de testes, que revelou 79,34% de eficácia, abaixo do mínimo de 86% requeridos. Entretanto sabe-se que desde julho já foram administradas vacinas da Sinovac e da Sinopharm a cerca de cinco milhões de chineses, tidos como prioritários.

1ª vacina chinesa aprovada arranca 5ªfª, 7 no Brasil — Moderna pode ficar-se pela 1ª dose para vacinar o dobro de americanos

Na China, as vacinas mais adiantadas são da Sinovac Biotech, da China National Pharmaceutical Group (Sinopharm), CanSinoBIO e Academia Chinesa das Ciências. Entretanto sabe-se que desde julho já foram administradas vacinas da Sinovac e da Sinopharm a cerca de cinco milhões de chineses, tidos como prioritários.

No Brasil que já teve três adiamentos no arranque, a campanha de vacinação deve começar na quinta-feira, 7, com a "vacina chinesa". A vacina da Sinovac -Instituto Bantantan, resultado da parceria China-Brasil, teve ensaios clínicos desde julho em São Paulo, com a oposição do presidente Bolsonaro.

Nos EUA, o CDC-Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças informou esta semana que inoculou a 1ª dose das duas vacinas aprovadas, a Pfizer e a Moderna, a 4.225.756 pessoas.

No total já foram distribuídas 13.071.925 doses, mas está longe da meta dos 20 milhões de vacinados que o CDC tinha previsto atingir em 31 de dezembro.

Um dos dois cidadãos vacinados na capital americana, sem ser idoso nem profissional de saúde, divulgou o seu caso nas redes sociais. Considera-se "com sorte" e enaltece quem o chamou e ao seu amigo para receberem duas doses perdidas para os seus destinatários, do grupo dos prioritários, que faltaram à vacinação.

David McMillan contou que a funcionária da farmácia — instalada numa cadeia de supermercados em Washington D.C. — lhe perguntou e ao amigo: "Querem receber a vacina da Moderna? Senão vou ter de a deitar fora...".

Fontes: Reuters/NBC/SCMP. Relacionado: Brasil: 1ªs doses de vacina chinesa CoronaVac já no dia 20, anuncia governador de São Paulo em desafio a Bolsonaro, 11.nov.020; Brasil: São Paulo tem autorização para importar matéria-prima da China para vacina CoronaVac —Bolsonaro está contra vacina ’chinesa’, 30.out.020; Covid no Brasil: 5.811.713 infeções e 164.855 óbitos — Bolsonaro diz que compra vacina ao país que já a aplicou à sua população, 14.nov.020.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project