CULINÁRIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

14 de Abril - Dia Internacional do Café 14 Abril 2012

No Dia Internacional do Café, o asemanaonline deixa-lhe aqui a história desta bebida milenar e sugere receitas para deliciar o seu dia.

14 de Abril - Dia Internacional do Café

A história do café é marcada por interessantes acasos e coincidências. Estimada que a sua origem tenha cerca de mil anos e esteja associada aos árabes, que primeiro cultivaram a fruta. A região de Kafa, no Médio Oriente, parece ser o berço do café, tendo inclusive emprestado o seu nome à bebida. Mas interessante mesmo são os primeiros registos acerca do café, nos quais podemos perceber como a observação dos animais inspira o nosso quotidiano. O Dia Internacional do Café assinala-se a 14 de Abril.

Tudo começou na Etiópia, quando um pastor percebeu que suas cabritas gostavam de comer um certo fruto pequenino, vermelho e arredondado. Estas mesmas cabritas mostravam-se mais espertas e resistentes depois de comê-lo. Quando o pastor resolveu experimentar as frutas (esmagou-as com manteiga e fez uma pasta), conheceu os efeitos estimulantes do café. A versão bebida, porém, vem dos árabes.

Isto foi no século XV. Com o passar do tempo, o café seria não só saboreado, como estudado os seus efeitos estimulantes e revigorantes. Através do comércio dos árabes com os europeus, o consumo do café foi ampliando-se e, com as grandes navegações, chegou à América Central e do Sul.

O QUE TEM O CAFÉ

A composição química do café inclui, além da famosa cafeína, outras substâncias cujos efeitos foram temas de inúmeras pesquisas.

Você já ouviu falar das lactonas? Pois é, todo a gente fala do efeito estimulante da cafeína, mas, na composição do café, as lactonas possuem um efeito estimulante sobre o sistema nervoso central que é tão ou mais significativo do que o da cafeína.

Outros componentes são a celulose, que estimula os intestinos; os minerais, importantes para o metabolismo; os açúcares e o tanino, que contribuem para o sabor; e os lipídeos, que dão aquele aroma especial.

DICAS E CURIOSIDADES

Para preparar o seu cafézinho, não se esqueça destas dicas quentes:

- Evite a água da torneira para a preparação do café. O excesso de cloro na água pode alterar o sabor, por isto prefira água filtrada ou mineral;

- O pó não deve ser reaproveitado.

- Não recicle a bebida, isto deixa-a amarga.

- Quando utilizar pela primeira vez um coador de pano ferva-o em água misturada com café, para tirar o cheiro do tecido.

- Consuma o café logo que seja feito, pois ele começa a perder suas características 15 minutos depois de pronto. Se não vai beber muito, faça um pouquinho de cada vez.

- Antes de servir o café, agite-o levemente para uniformizar a mistura.

- O café já ficou pronto? Agora veja para que mais serve o pó e a borra de café!

- Para clarear e limpar a pia e o chão de cozinha, utilize a borra do café.

- O pó de café, colocado num copinho dentro da geladeira, ajuda a eliminar os maus cheiros;

- Um bom adubo: borra do café em vasos de flores e plantas;

Hoje, o seu uso estendeu-se a todo mundo. É usado em bebidas quentes, frias, doces e salgados. O café é utilizado na gastronomia mundial e é visto por muitos não apenas como uma bebida. O asemanaonline sempre a pensar nos seus queridos leitores, preparou umas receitinhas bem saborosas à base do café.

CAFÉ COM SUCO DE LARANJA

Ingredientes:

500 ml de suco de laranja; 10 cubos de gelo de café (pequenos); 3 colheres de sopa de creme de leite; 3 colheres de sopa de açúcar.

Preparação

Bata no liquidificador, decore com uma rodela de laranja e sirva na hora.

SALADA DE FRANGO COM CAFÉ

Ingredientes:

1 1/4 kg de peito de frango; 30ml de café preparado forte; 150ml de creme de leite fresco; 30g de açúcar mascavo; 100ml de maionese; 175g de nozes descascadas; 6 talos de aipo cortados em cubos de 2,5cm; sal e pimenta moída a gosto;

Preparação:

Corte os pedaços do frango em pequenos cubos e disponha-os em uma única camada, em um prato refratário. Numa tigela, misture o creme de leite, o café e o açúcar mascavo. Derrame tudo sobre o frango e leve ao forno a 180º C, por 25 a 30 minutos. Retire do forno e espere esfriar. Transfira para um outro prato e incorpore maionese, o aipo, as nozes, o sal e pimenta. Misture bem e leve à geladeira, por 4 horas. Na hora de servir, verifique o sal e a pimenta.

CAMARÃO NOBRE COM CAFÉ

Ingredientes:

700g de camarões médios limpos; 50g de manteiga
Sal e limão; 1 cebola grande picada miúda; 1/2Kg de tomates aferventados e batidos no liquidificador; 1/4 de copo de vinho branco; 1 punhado de coentro; 1/2 copo de café; 1 punhado de salsa e cebolinha; 1 vidro de cogumelos; 1 copo de requeijão cremoso; 2 camarões grandes para o enfeite e 1 tomate para uma flor

Preparacão:

Numa panela ou frigideira grande, coloque os camarões temperados com o sal e limão, junte o vinho branco e deixe reduzir o álcool. Coloque o molho de tomate, o coentro e a salsa com a cebolinha, o café, os cogumelos, o requeijão cremoso e deixe levantar fervura. Arrume em uma marinex e enfeite com os camarões grandes aferventados inteiros, e a flor de tomate.

LOMBO DE PORCO AO MOLHO DE CAFÉ

Ingredientes:

1 ½ kg de lombo picado em cubos; 3 colheres (sopa) de azeite; 2 cebolas grandes; picadas; 1 pimentão verde picado; 2 tomates picados; 1 cenoura picada em cubos
½ xícara de café forte; ½ xícara de água; tempero a gosto.

Preparacão:

Coloque em uma panela o azeite e doure o lombo. Em seguida, retire o lombo e reserve. Na mesma panela refogue a cebola, o pimentão e o tomate. Adicione o lombo, a cenoura, o Café e a água e deixe cozinhar por 20 a 30 minutos.

GELADO DE CAFÉ SIMPLES

Ingredientes:

11 Leite; 4 Ovos; 2 Colheres de sopa Café instantâneo forte; 300 g Açúcar.

Preparação:

Aqueça o leite. Bata energicamente as gemas com o açúcar e o café. Acrescente o leite quente, pouco a pouco, mexendo sempre. Leve a lume brando, até a mistura ficar mais espessa. Deixe esfriar. Bata as claras em castelo. Envolva no preparado anterior e deite num recipiente próprio para baixas temperaturas. Deixe no congelador 24 horas antes de servir.

TORTA DE BANANA COM CAFÉ

Ingredientes:

10 colheres (sopa) de açúcar; 10 colheres (sopa) de farinha de trigo; 2 colheres (sopa) de margarina; 2 colheres (sopa) de gordura vegetal; 2 colheres (sopa) queijo ralado; 2 ovos inteiros; 1 xícara (chá) de café forte; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1 dúzia de bananas nanicas; Canela em pó,

Fazer uma calda de caramelo

Preparação:

Colocar em uma assadeira a calda de caramelo, as bananas cortadas de comprido e polvilhar canela por cima. Misturar todos os ingredientes com uma colher e jogar por cima das bananas. Assar em forma caramelada em forno médio.

PETIT GATEAU DE CAFÉ

Ingredientes:

3 colheres (sopa) cheias de pó de café; 1 xícara (chá) de água quente; 200g de chocolate ao leite picadinho; 3 colheres (sopa) de manteiga; 1 xícara de açúcar; 4 ovos; 1 xícara de farinha de trigo.

Preparação:

Prepare o café com 1 xícara de água. Com o café ainda quente, dissolva o chocolate e a manteiga. Junte o açúcar, os ovos e a farinha de trigo. Coloque em forminhas untadas e enfarinhadas. Leve ao congelador até que firme. Na hora de servir, retire do congelador e leve diretamente ao forno, a 180 graus, por 7min. Faz 8 bolinhos.

PONCHE DE CAFÉ

Ingredientes:

4 pedacinhos de chocolate meio amargo; Açúcar a gosto; 4 colheres de creme de leite; 4 xícaras de café bem forte; Chantilly, canela e cacau em pó; Raspas de laranja

Preparação:

Derreter o chocolate, o açúcar e o creme em fogo brado. Juntar o café e levar ao fogo sem deixar ferver. Colocar em xícaras grandes. Guarnecer com chantilly e sobre ele colocar canela, cacau em pó e raspas de laranja.

Vai um cafézinho em homenagem ao 14 de Abril, Dia Internacional do Café?

Bom apetite!

Elsa Robalo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project