CULINÁRIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

14 de Novembro - Dia Mundial da Diabetes 14 Novembro 2011

A celebração do Dia Mundial da Diabetes, tem como finalidade primária chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral para a problemática da Diabetes.

14 de Novembro - Dia Mundial da Diabetes

De acordo com a Federação Internacional da Diabetes, o número de adultos com diabetes em todo o mundo mais do que dobrou nos últimos 30 anos, chegando a um total de 347 milhões. As previsões apontam para que este número aumente para 435 milhões até 2030. Cabo Verde tem uma taxa de 12% da população adulta sofre da hiperglicemia de acordo com o estudo levado a cabo pelo Ministério de Saúde, em grande parte devido ao crescimento e envelhecimento da população, à urbanização e ao estilo de vida sedentário.

A diabetes é a principal causa de morte por ataque de coração e AVC, e é a principal causa de cegueira e insuficiência renal em todo mundo.
Uma Alimentação equilibrada e prática de desporto são duas regras de ouro para evitar a Diabetes.

Nesse sentido asemanaonline preparou algumas receitas saborosos para os nossos queridos leitores diabéticos e em geral.

COCKTAIL DE CITRINOS

Ingredientes:

- 1 laranja

- 1 limão

- 20 cl. de leite meio-gordo gelado

- 10 cl. de adoçante líquido

Preparação:

Descasque a laranja com uma faca pontiaguda retire todos os fios brancos da superfície dos frutos.

Corte em pedaços e ponha-os no liquidificador, junte o sumo do limão, o leite e o adoçante líquido e bata. Quando estiver tudo muito bem triturado, passe por um passador e coloque num jarro no frigorífico.

Sirva em taças individuais decoradas com rodelas de laranja.

PURÉ DE FAVAS COM COENTROS

Ingredientes:

- 400 g de Favas já descascadas (podem ser das congeladas)

- 2 Colheres de Sopa de Azeite

- 1 Batata Pequena

- 1 Molho de Coentros

- Sal (q.b.)

Preparação:

Leve as favas a cozer com 1 litro de água, a batata descascada e em quadradinhos e metade do molho de coentros (este atado com uma linha), assim que as favas estiverem macias retire o molho de coentros e ponha de parte algumas favas mais bonitas para a enfeitar os pratos.

Passe a sopa pelo passe-vite ou bata-o com uma varinha.
Leve o puré ao lume com o azeite, deixe levantar fervura e junte um pouco de sal (se necessário), adicione as favas reservadas e algumas folhas de coentro frescas.

Sugestão: Se não tolera (digere mal) as cascas das favas, então retire-as. É fácil faze-los se utilizar favas das congeladas. Pode ainda passar a sopa por um passador de rede para reter as cascas.

SALADA VERDE

Ingredientes:

- 200 g de folhas de alface

- 100 g de agriões

- 225 g de folhas de espinafre

Para acompanhar

- 1 colher de sobremesa de Adoçante Granulado

- 6 colheres de sobremesa de iogurte natural

- 6 colheres de sobremesa de azeite

- 2 colheres de chá de mostarda em grão

- 2 colheres de sobremesa de sumo de limão

- 1 colher de sobremesa de coentros picados na altura

- sal
- pimenta preta moída na altura

1 ovo cozido para enfeitar

Preparação:

Lavar as folhas de alface, os agriões e os espinafres e deixar a escorrer.
Colocar tudo numa saladeira, em seguida colocar todos os ingredientes que servem de acompanhamento, no liquidificador e misturá-los bem.

Deitar sobre a salada e servir.

ARROZ PRIMAVERA (PARA DIABÉTICO)

Este arroz combina os ingredientes ideais para quem é diabético. Uma receita perfeita e saudável para variar o cardápio do dia-a-dia. Não deixe de preparar esta receita que fica pronta em menos de duas horas e pode render até quatro porções, o Arroz primavera tem um sabor maravilhoso.

Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de arroz integral

- 1 cebola picada fina

- 1 cenoura cortada em cubos

- 1 abobrinha média, cortada em cubos

- 1 lata pequena de milho doce

- 1/2 tomate picado

- 1/2 l de caldo de legumes quente

- 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva

- 1/2 colher (sopa) de salsinha picada

- sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparação:

Lave o arroz sob água corrente, deixe escorrer bem, descasque a cebola e pique-a em pequenos pedaços, retire uma fatia fina da lateral da cenoura, em uma tábua, apoie a cenoura com a lateral cortada voltada para baixo, retire as fatias de cada lado, transformando a cenoura em um rectângulo, corte o rectângulo em fatias (0,5 cm); as fatias em tiras (0,5 cm) e as tiras em cubos (0,5 cm). Retire uma fatia larga da parte verde da aboborinha (a casca) e despreze toda a parte interior com as sementes, corte as fatias em tiras (0,5 cm) e as tiras em cubos (0,5 cm). Lave bem o e pique-os finas. Com uma faca bem afiada, descasque o tomate, corte-o ao meio e retire as sementes. Aperte o tomate contra a tábua para que permaneça plano, fatie o tomate nos dois sentidos, formando os cubos. Numa panela, coloque o caldo de legumes e leve ao fogo alto para aquecer, acrescente o azeite e a cebola, refogue-os por cerca de 2 minutos. Coloque o arroz na panela e refogue por 1 minuto. Acrescente o caldo fervendo, misture bem, abaixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe cerca de 35 minutos. Retire a tampa da panela, acrescente os ingredientes restantes e mexa delicadamente. Se for preciso, acrescente um pouco de água. Cozinhe até que o arroz fique macio.

FRANGO COZIDO

Ingredientes

- 1 frango com cerca de 1,750 g

- 1 xícara (chá) de aipo picado

- 1 xícara (chá) de cebola picada

- ¾ de xícara (chá) de cenoura picada

- 1 dente de alho

- 1 folha de louro

- ½ colher (chá) de tomilho seco

- sal a gosto

- 12 grãos de pimenta

- 3 ramos de sal

Preparação:

Coloque o frango numa panela, com o peito virado para baixo. Junte os demais ingredientes. Ponha água até o frango ficar quase totalmente coberto. Tampe e leve ao fogo alto. Quando ferver, diminua para fogo baixo e deixe cozinhar por 45 minutos. Apague o fogo e deixe-o na panela até o momento de usar. Coe o caldo e use-o em qualquer outra receita que leve caldo.

BOLO DE CHOCOLATE

Ingredientes:

MASSA

- 3 ovos

- 2 xícaras (chá) farinha de trigo

- 1 xícara (chá) adoçante culinária

- 1 xícara (chá) óleo

- 1 colher (sopa) fermento em pó

- 1 xícara (chá) cacau

- ¾ xícara (chá) água morna

COBERTURA

- ½ xícara (chá) leite

- 1 xícara (chá) cacau

- 1 colher (sobremesa) margarina de preferência magra

Preparação:

Massa

Coloque todos os ingredientes secos em uma tigela e misture. Acrescente o óleo, os ovos, a água morna e misture bem. Coloque a massa em assadeira untada e leve ao forno não pré-aquecido até dourar.

Cobertura

Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe engrossar e espalhar sobre

Bom Apetite!

DICAS NUTRICIONAIS PARA DIABÉTICOS

- Evitar períodos longos de jejum (superior a cinco horas) ou o excesso de alimentação. A quantidade, a qualidade e o fraccionamento da dieta são de fundamental importância para o tratamento.

- As frutas podem ser utilizadas ao natural, cozidas ou em forma de sucos, mas é preferível consumi-las ao natural e, se possível, com casca (contém maior teor de fibras).

- Os vegetais podem ser utilizados sob a forma de saladas (cruas ou cozidas), purés, sopas, refogados. As carnes deverão ser sempre magras. Preferir preparações cozidas, grelhadas ou no forno, retirar a pele de aves e peixes.

- Os cereais integrais (arroz integral, flocos de aveia, farelo de trigo, milho, centeio e outros) e seus derivados (pão integral, bolachas integrais, etc), devem ser incluídos aos poucos em seu hábito alimentar.

- Os chás podem ser utilizados à vontade, com excepção do mate e preto (contém teína, substância que dá a coloração escura ao chá). Reduzir ao mínimo o uso do café.

- Evitar preparações gordurosas; preferir sempre gordura vegetal (óleo de soja, milho, girassol, azeite de oliva e outros) com moderação.

- Evitar o uso de alimentos chamados dietéticos que não se conheça a composição química.

- Substituir o açúcar comum por um adoçante artificial.

- Evitar o uso de bebidas alcoólicas.

- Estão proibidos os seguintes alimentos: açúcar branco ou mascavo, mel, geleia, doces, bolos, tortas, pudins, chocolates, chocolates, gelados, refrigerantes comuns, gordura animal (banha, toucinho, bacon), frituras em geral, condimentos industrializados que contenham açúcar (ketchup, extracto de tomate e outros), queijo amarelo, presunto, salame, mortadela, linguiça, salsicha.

- Usar a gosto temperos como: limão, cebola, alho, tomate, pimentão, ervas aromáticas (alecrim, hortelã, orégão, manjericão, louro e outros).

- Ingerir pelo menos seis copos de água ao dia. Coma aos poucos - muitos especialistas acreditam que os portadores da diabetes tipo 2 conseguem atingir níveis de açúcar normais evitando uma sobrecarga de alimentos de uma só vez. Tente comer três refeições menores e dois lanches durante o dia, mas sem aumentar a ingestão total de calorias.

A diabetes não descrimina homens-mulheres, jovens-adultos, podres-ricos,
VAMOS AGIR CONTRA O DIABETES, A HORA É AGORA!

Elsa Robalo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project