MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

17,47% doses em África, 105% Europa: Mapa vacinal anti-Covid-19 10 Dezembro 2021

A realidade que a humanidade tem vindo a construir bate-nos de frente: a desigualdade entre as taxas de vacinação no mapa mundial. 105% de doses na Europa e 17,47% em África, onde só há quatro farmacêuticas em todo o continente.

17,47% doses em África, 105% Europa: Mapa vacinal anti-Covid-19

Nenhuma produz qualquer vacina anti-Covid, nem mesmo a farmacêutica do Senegal que de destaca como a única que pode fabricar vacinas na África Subsaariana.

A África do Sul ainda está a lutar para ser autorizada a produzir localmente alguma das marcas. Por enquanto depende das vacinas importadas e no caso das vacinas anti-Covid só entra nas fases do envasilhamento e embalagem.

O egoismo nacional dos donos das patentes é apontado como o principal obstáculo ao desenvolvimento duma vacina africana. Os Estados Unidos e a França até aceitam libertar as patentes para que as farmacêuticas em África possam ser produtoras, mas a Alemanha e a União Europa não cedem, segundo a Nature.

Um comentário neste online questiona a desigual distribuição da vacina: O que é que dizem sobre essa injustiça que não sabemos como vai acabar?

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project