REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

1º presidente do Irão faleceu em Paris aos 88 anos 11 Outubro 2021

Abolhassan Banisadr, o primeiro presidente da República Islâmica Iraniana faleceu "na sequência de doença prolongada" num hospital de Paris, anunciou a família esta segunda-feira. Presidente entre 1979 e 1981, Banisadr vivia há quarenta anos exilado em França.

1º presidente do Irão faleceu em Paris aos 88 anos

No Irão, a agência oficial IRNA e outros media públicos limitam-se a repetir o comunicado da família de Banisadr. Mas vários órgãos de imprensa, em especial a associada aos ultraconservadores, apresentam o antigo chefe de Estado como "um inimigo". Banisadr porém foi uma figura muito próxima do fundador da República Islâmica, o aiatolá Khomeiny, antes de cair em desgraça e ser forçado ao exílio.

A família em França publicou então novo comunicado, em que defende Banisadr como um combatente pela liberdade, tanto na luta pela fundação da república quanto depois na luta contra a tirania, e que motivou o exílio do ex-presidente.

"Gostaríamos de informar o honrado povo do Irão e todos os militantes da independência e da liberdade que o presidente eleito do povo iraniano após a revolução de 1979 e que também defendeu a liberdade contra a nova tirania e opressão imposta em nome da religião, Abolhassan Banisadr, faleceu após um longo combate contra a doença", lê-se na nota divulgada na tarde de segunda-feira, 11.

40 anos contra nação iraniana

"Durante quarenta anos, Banisadr esteve ativo contra a nação iraniana", acusou a agência Fars tida como veículo dos conservadores.

Também o jornalista Ahmad Zeidabadi, que escreve na imprensa reformista, aponta: "Banisadr pensou que era o mais inteligente", mas "estava a leste da realidade do país".

Fontes: AFP/LE Figaro... Foto (AFP): Abolhassan Banisadr, ao chegar a Auvers-sur-Oise, na Grande Paris, o seu lugar de exílio desde 01 de agosto de 1981.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project