MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

20 mortos por cocaína ’cortada’ em Buenos Aires: Governo avisa "Quem comprou droga nas últimas 24H, descarte-a" 04 Fevereiro 2022

A capital argentina, Buenos Aires, conta desde ontem (3ª fª, 2) um
total de 20 mortos e 49 internados, dos quais 21 sob ventiladores nas UCI, devido ao consumo de cocaína adulterada com substâncias perigosas.

20 mortos por cocaína ’cortada’ em Buenos Aires: Governo avisa

As autoridades sanitárias referem que, só na capital, se vendem duzentas mil doses por dia de cocaína envenenada, pelo que pediram ao governo municipal para decretar o alerta epidemiológico.

As vítimas são jovens entre os 20 e os 25 anos, lê-se na imprensa local. E foi a pensar neles que o presidente de Buenos Aires, Sergio Berni, emitu o aviso (do título), que também publicou na conta Twitter oficial.

Uma reinterpretação do post (foto) com a advertência, repetida em espanhol mas sob seis bandeiras, foi a reação do ministro da Segurança Nacional, Aníbal Fernández — que também em tweet fez piada do conselho aos potenciais consumidores da droga letal.


Rede de consulta clínica

As mortes e internamentos provocados por cocaína envenenada levaram já os médicos especialistas de toxicologia a criar uma rede de consulta clínica.

Segundo um desses especialistas, Sergio Saracco, há sempre um grande risco de uma substância química “cortada com outros elementos” provocar no organismo "efeitos letais para a vida.

Em primeiro lugar, Saracco alerta que "isto não é cocaína". Esse produto que as pessoas afetadas compraram e consumiram "é uma substância que foi comercializada como cocaína, com uma alta toxicidade", disse o médico ao online El Sol.

Fontes: Clarin.ar/ElSol.com.ar. Foto: 20 mil doses diárias prontas para comercializar.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project