REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

208.869.999 e 4.387.158: Covid progride apesar de combate — Cabul tomada por talibãs que há 1 ano prometem combater epidemia 19 Agosto 2021

Segundo estimativas do Ministério da Saúde afegão — baseadas num estudo com testes sobre anticorpos realizados em todo o país —, metade da população da capital estará infetada. Muito aquém dessas estimativas, estarão os registos hoje de 152.363 casos e 7.043 óbitos e apesar disso essa realidade está fora dos noticiários ultrapassada pelo regresso dos talibãs com a saída das tropas dos EUA.

208.869.999 e  4.387.158: Covid progride apesar de combate — Cabul tomada por talibãs que há 1 ano prometem combater epidemia

Segundo os resultados do estudo apoiado pela OMS, um em cada três habitantes encontra-se infetado. É com base nestas estimativas que o ministério traça o seu plano de combate para a próxima vaga de Covid-19 que o país espera chegar em início de outubro.

Foi assim o ano passado. A declaração do Emirado Islâmico põe tudo em stand-by.

Dez milhões de afegães/afegãos — quase um terço dos mais de 30 milhões da população — foram infetados com o coronavírus, segundo estimativas do Ministério da Saúde do país que regista 152.363 casos e 7.043 óbitos. Um valor abaixo dos números reais, segundo o ministro Ahmad Jawad Osmani que esteve no cargo até 31 de dezembro transato e saiu em discordância com o "autoritário" presidente Ghani.

Emirado Islâmico diz estar mais preparado para combater o vírus

Esse 2020 Horribilis entrou, avançou março, o país estava livre de Covid-19. Mas no dia 7 registou-se o primeiro caso com um dos milhares de emigrantes repatriados do vizinho Irão — o país mais atingido pelo vírus na região do médio-oriente.

Os primeiros casos registam-se em Herat, província fronteiriça. Dezoito meses depois esta é uma das primeiras a cair no domínio do Emirado Islâmico.

Fontes: AP/AFP. Relacionado: Covid-19 no Afeganistão: Infeções atingem 1/3 da população e 1 em 2 na capital — diz ministro da Saúde, 06.ago.2021. Fotos (Getty). O combate à Covid em Cabul inclui a vaporização das ruas com desinfetante.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project