REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

3 fármacos provam "eficácia até 100%" contra SARS-CoV-2 e mutações 22 Julho 2021

Os três fármacos que "prometem combater com uma eficácia até 100%" o vírus SARS‑CoV‑2, são o Darapladib, o Flumatinib e um antiviral, utilizados no tratamento da aterosclerose, cancro e HIV respetivamente. Os três demonstraram em testes laboratoriais que tratam a "proteína envelope" e a "proteína 3a", o que os torna eficazes em novas estirpes do coronavírus, defendem cientistas israelitas num estudo divulgado esta terça-feira, 20.

3 fármacos provam

A experiência com mais de três mil fármacos realizada no centro bioquímico Arkin da Universidade Hebraica — o qual trabalha com fármacos existentes no sentido de os aplicar a novas doenças — permitiu acertar nos três que prometem resultados no combate ao novo coronavírus.

Os resultados da experiência — em que se colocaram in vitro substâncias do vírus e células — mostram uma "eficácia até 100%" na proteção das células" diante da invasão do vírus, afirma o prof. Isaiah Arkin.

"As células mantiveram-se vivas apesar do ataque do vírus", congratula-se o diretor do centro homónimo, na entrevista ao Times of Israel. "Em circunstâncias normais, apenas metade teriam sobrevivido ao fim de dois dias em contacto com o vírus".

A busca pelo medicamento certo é como "achar uma agulha num palheiro", segundo o bioquímico da Universidade Hebraica. Por isso, ele defende a abordagem utilizada, que permite chegar a fármacos já testados e aprovados.


Vacinas?

"Temos a vacina, mas não temos de dormir sobre os louros. Estes fármacos podem participar no arsenal que usamos para combater o coronavírus".

Por isso, o bioquímico defende "o uso de uma larga variedade de tratamentos, um arsenal alargado". "Já o fazemos para tratar doenças como o HIV, a hepatite e muitas outras doenças", propõe Arkin.

Fontes: TOI/Foto (AP): As partículas do vírus causador da Covid-19 — obtidas num paciente nos Estados Unidos — a emergir da superfície de células cultivadas em laboratório.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project