MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

30.12.1994: Atentado em 2 clínicas de Boston por 1 "ativista católico" de 22 anos —7 vítimas, 2 morreram 30 Dezembro 2019

Várias associações de defesa da "Livre Escolha" no mundo anglófono relembram na 2ªfª, 30, o duplo atentado por um autoproclamado "ativista católico" de 22 anos em duas clínicas de Planeamento Familiar que de acordo com a lei praticavam a IVG-Interrupção Voluntária de Gravidez. John Salvi fez um total de sete vítimas, duas delas mortais.

30.12.1994: Atentado em 2 clínicas de Boston por 1

O indivíduo, John Salvi, foi capturado cinco dias durante um tiroteio numa terceira clínica em Norfolk, a cerca de mil quilómetros de Boston. As três clínicas alvo de Salvi, operavam segundo a lei: a IVG é prática legalizada em vários estados do país.

O assumido militante contra o aborto, afirmando sê-lo por convicção de católico, foi condenado à prisão perpétua. Teria de cumprir duas sentenças, uma por cada uma das duas recepcionistas que matou em Boston.

Em novembro de 1996, menos de dois anos antes do crime, foi encontrado morto na sua cela. A autópsia concluiu tratar-se de um suicídio.

A investigação não conseguiu apurar se o oponente ao aborto pertencia a algum dos muitos grupos ativos nesse ano de 1994 e que levaram a cabo diversos atentados contra clínicas de Planeamento Familiar, que praticavam a IVG.

Vinte e cinco anos depois, John Salvi é registado como um terrorista antiaborto mas que atuava a solo.

A ação dos diversos grupos de oponentes à IVG, nos Estados Unidos, resultou em hospitais e clínicas a recusarem receber pacientes alegando razões de segurança.
— -
Fontes: Arquivos online. Fotos (websites): Os movimentos pro-life e pro-choice — que segundo as estatísticas recolhem a mesma aprovação/reprovação em torno dos 47% — têm estado ativos nos últimos vinte e cinco anos nos EUA, mas só entram nas agendas nacionais em épocas eleitorais e os dois partidos da área da governação, Republicanos e Democratas, têm no seu interior posições contraditórias.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project