MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

4 morrem em queda de "avião fantasma" no Báltico 05 Setembro 2022

A designação "avião fantasma" surgiu após a aparente inexistência de gente a bordo, segundo a perceção dos caças franceses e ingleses destacados para monitorar o jato Cessna, que mal transpôs a Península Ibérica deixou de comunicar na tarde deste domingo. A explicação mais plausível é que os quatro ocupantes — pai, piloto treinado, mãe, filha, também piloto, e namorado dela — estivessem inconscientes por hipoxia assim que deixaram Espanha.

4 morrem em queda de

As autoridades envolvidas põem a hipótese de que a família Griesemann a bordo tenha sido vítima de despressurização da cabine, que os pôs inconscientes por hipoxia (perda de oxigénio) e que teria começado assim que a aeronave deixou de comunicar.

Durante horas, entre antes das 14 H e as 17H37 — hora em que o FlightRadar24 regista a perda de velocidade e altitude —, o Cessna andou às voltas sobre o Mar Báltico, depois de se desviar da rota para o destino previsto que era a cidade alemã de Colónia/Kholn.

O alemão Karl-Peter Griesemann, de 72 anos, dono da empresa de serviços de ambulância aérea Quick Air, estaria a pilotar o avião que saiu de Jerez de la Frontera, cidade da residência de férias da família, com destino a casa, na Colónia.

Caiu quando acabou o combustível

Segundo disse à AFP o coordenador da equipa de resgate, o sueco Lars Antonsson, o avião "caiu assim que acabou o combustível".

Os destroços ainda continuam por encontrar. Buscas estão a ser realizadas no Mar Báltico, perto da Letónia (mapa: Latvia).

Segundo o online alemão Bild reporta esta segunda-feira, o avião notificou a torre de controlo espanhola sobre problemas pouco depois da descolagem. Pouco depois, perdeu-se o contacto.

Fontes: DW.de/Bild/BBC. Fotos: Juliane e Karl-Peter Griesemann, empresário tido como o maior dinamizador do carnaval alemão. Lisa, de 26 anos, piloto e atleta de equitação, e Paul, o namorado.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project