INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

41º presidente dos Estados Unidos George Bush morreu aos 94 anos 01 Dezembro 2018

George Herbert Walker Bush, o 41º presidente dos Estados Unidos (1989-1993), morreu, esta sexta-feira, 30, aos 94 anos, o que faz dele o presidente mais longevo do seu país.

41º presidente dos  Estados Unidos George Bush morreu aos 94 anos

Hospitalizado no dia seguinte ao funeral, em abril, de Barbara Bush – com quem esteve casado 73 anos e teve seis filhos —, George Bush sofria da doença de Parkinson e desde 2012 que se deslocava em cadeira de rodas.

“A família Bush está profundamente grata pela vida e amor do 41º
[como a família lhe chamava para o distinguir do filho, o 43º Presidente], pela compaixão de todos que rezaram pelo nosso pai, pelas condolências dos nossos amigos e concidadãos”, anunciou o filho, George W. Bush, lembrando que o pai “foi um homem de caráter e o melhor pai que um filho ou filha podia desejar”.

Nasceu em berço de ouro, serviu a pátria a vida inteira

Aos 18 anos entrou para a Marinha e tornou-se o mais joveem piloto de combate na Segunda Guerra. “Ele estava numa missão de bombardeamento a seiscentas milhas do sul do Japão”, escreve o historiador Douglas Brinkley, "quando foi atingido e mergulhou no mar. É um grande momento da sua vida heróica, este 13 de setembro de 1944”.

Liderou 1ª guerra contra Iraque

O mandato de Bush Sénior foi marcado, não só pelo fim da Guerra Fria, mas também pela primeira guerra dos Estados Unidos contra o Iraque de Saddam Hussein.

A sua presidência é tida como paradigma de uma agressiva política externa, com sanções económicas e políticas ditadas pela defesa dos interesses norte-americanos no mundo, e em especial no Médio Oriente e Países do Golfo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project