POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

5 de julho: Sessão solene da AN com evocação de protagonistas da independência nacional 05 Julho 2021

O 46º aniversário da Independência de Cabo Verde vai ser assinalado, esta segunda-feira -5 de Julho, com uma sessão solene especial da Assembleia Nacional. Além dos tradicionais discursos do Chefe do Estado, do presidente da AN e dos líderes parlamentares dos partidos políticos, a data, que marca o nascimento do Estado soberano de Cabo Verde, servirá ainda para recordar os principais protagonistas da luta da independência nacional, com destaque para o herói nacional Amílcar Cabral e o seu continuador Aristides Pereira, que foi o primeiro Presidente da República de Cabo Verde.

5 de julho: Sessão solene da AN com evocação de protagonistas da independência nacional

Como é já habitual, a sessão especial alusiva ao 5 de julho começa depois das 10 horas, contando com a presença dos principais titulares dos órgãos da soberania, deputados da nação, membros do governo, corpo diplomático, entidades civis e religiosas. Culmina com a mensagem dirigida à nação pelo Chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca. Isto depois dos discursos do presidente da Assembleia Nacional e dos líderes das bancadas dos partidos com assento parlamentar – MpD (poder), PAICV (oposição) e UCID.

A fazer fé nas nossas fontes, vão estar nos centros das atenções a situação da crise por que passa o país devido à pandemia de Covid-19 e os principais desafios a se vencer nos próximos tempos.

O momento vai ser também aproveitado para se recordar os principais protagonistas da luta pela independência nacional – os combatentes da liberdade da pátria falecidos e com vida, bem como demais patriotas que se envolveram na mesma luta. Figura mais incontornável será o herói Amílcar Cabral, que foi o fundador do PAICG que conduziu a luta da liberação nacional na Guiné e em Cabo Verde.

Para observadores atentos, no memento que se celebra mais um aniversário da independência do nosso país, será de justiça se honrar e destacar outros dois companheiros de Cabral: o falecido Aristides Pereira, que foi o primeiro Presidente da República de Cabo Verde, e o comandante Pedro Pires, que foi o primeiro chefe de Governo do nosso país – continua ativo e a preservar e transmitir aos mais jovens a história da luta da libertação nacional, sobretudo através da Fundação Amílcar Cabral que preside.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project