REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

5 milhões para 5 vencedores do Earthshot — Pró futuro sustentável 06 Dezembro 2022

Os projetos ecológicos da Austrália, Índia, Omã, Quénia e Reino Unido receberam os cinco prémios ’Earthshot’ de 2022, na cerimónia que teve lugar no fim de semana em Boston presidida pelo número-1 na sucessão do trono britânico.

5 milhões para 5 vencedores do Earthshot — Pró futuro sustentável

Os cinco vencedores são: o 44.01, do Omã, pelo seu projeto que transforma o CO2 (dióxido de carbono) em rocha; o Mukuru Clean Stoves, do Quénia, com fornos 90% mais limpos e que salvarão quatro milhões de vidas por ano; a Greenhouse-in-a-Box /Estufa numa Caixa, da Índia, que protege a plantação das pequenas unidades agrícolas perante o impacto das alterações climáticas em curso; o Notpla/Nada de Plástico, do Reino Unido, que fabrica embalagens recicláveis feitas de algas; e as Mulheres Índigenas da Grande Barreira de Coral/The Indigenous Women of the Great Barrier Reef , da Austrália, que formou sessenta mulheres para a aplicação de métodos tradicionais e digitais à proteção da natureza;
;
Estes vencedores saídos da lista de 15 finalistas foram selecionados por um júri formado pelo príncipe William, Sir David Attenborough, a atriz Cate Blanchett, o futebilista Dani Alves, o ativista Ernest Gibson e a cantora Shakira.

Nesta segunda edição do ’Earthshot’, a entrega do prémio foi virtual. No estúdio em Boston, a cerimónia contou com as celebridades Billie Eilish, Annie Lennox, Ellie Goulding, Chloe x Halle e David Beckham.

Verde do vestido alugado e do futuro sustentável

A princesa de Gales está nos noticiários por sua própria conta — e por conta do vestido verde com que marcou presença na entrega dos prémios. 79 dólares foi quanto pagou de aluguel pelo traje sustentável de uma marca nacional, sediada em Londres.

Segundo o londrino Telegraph, Kate marcou pontos como defensora da economia de partilha, que torna a efémera moda um fenómeno de sustentabilidade.

.

Fontes: BBC/Telegraph... Relacionado: COP26: Vinisha, 15 anos, finalista do Earthshot brilha em Glasgow, 04.nov.021; Britânicos e não só divididos com tratamento deferencial de William e descaso paterno ante eco-combate de Harry, 19.out.021; Reino Unido: 1º desafio do rei Carlos 3º é ’racial’ — Afrobritânica denuncia madrinha de William, 03.dez.022. Fotos: .

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project