INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Afeganistão-atentado bombista : 5 mortes, 7 feridos em templo sikh de Kabul — Índia e ONU condenam 18 Junho 2022

A oração da manhã deste sábado 18 que reuniu uns trinta praticantes da minoria sikh da capital do Afeganistão foi peturbada por um atentado à bomba que matou um membro da comunidade sikh, o guarda afegão do templo e mais três pessoas por identificar mas que se supõe serem os terroristas do Estado Islâmico que conduziram uma viatura cheia de explosivos.

 Afeganistão-atentado bombista : 5 mortes, 7 feridos em templo sikh de Kabul — Índia  e ONU condenam

Os online indianos da referência dão conta que estavam cerca de trinta pessoas dentro do gurudwara (templo sikh) para a oração das 06:30 (menos quatro horas e meia em Cabo Verde) quando um veículo entrou no recinto. Seguiu-se uma segunda explosão que provocou um incêndio no interior do edifício.

Suspeita-se que a primeira explosão deveria ter ocorrido momentos depois, e não ter sido precipitada durante a passagem do portão.

O governo indiano condenou "o ataque cobarde" e apelou a que a comunidade internacional se solidarize com a comunidade vítima.

10 a 15 pessoas desaparecidas

Algumas das pessoas que estavam no interior do templo conseguiram escapar, antes que o edifício se incendiasse.

As fontes avançam que as autoridades terão encontrado cinco corpos na parte exterior do recinto religioso. Sete pessoas foram levadas de maca para o hospital e dez a quinze são dadas como desaparecidas, doze horas depois da ocorrência.

As fotos e vídeos partilhados em sites noticiosos afegães, como o TOLO News dão conta de pessoas que esperam que os desaparecidos ainda etejam vivos no interior do templo, de onde se veem sair espessas nuvens de fumo.


Monoteísta na Índia politeísta

Os praticantes do sikhismo, a religião monoteísta fundada na Índia no século XV, contam-se hoje em cerca de 30 milhões de crentes, 80% dos quais na Índia. A segunda comunidade mais importante de sikhs, um milhão, é a dos Estados Unidos seguindo-se a do Reino Unido, com meio milhão de pessoas (entre elas, destaca-se a capitã Preet Chandi, de 32 anos: Reino Unido tem ’1ª militar de cor’ no Polo Sul sob -50 ºC, 07.jan.022).

A comunidade sikh no Afeganistão porém passou de 100 mil a menos de 200 membros, devido às perseguições de que foram alvos ao longo dos últimos tempos.

A religião monoteísta fundada por gurus do hinduismo (politeísta) há pouco mais de cinco séculos tem sido alvo de perseguição no território indiano. Em 1984 a tão aclamada primeira-ministra Indira Gandhi registou uma página tenebrosa na sua história ao autorizar um ataque aos sikhs no santuário de Amristsar, o berço do sikhismo.

Fontes: BBC/Times od India/The NEw Indian Express/... Fotos (Reuters): .

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project