REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

67 mil bebés nasceram no 1º dia no 2º país mais populoso do mundo 03 Janeiro 2020

A Índia tem o recorde de nascimentos registado num só dia: 67.395 bebés no primeiro dia de 2020. Seguem-se a RP China, com 46.999, a Nigéria 26.039, o Paquistão 16.787 e a Indonésia 13.020, segundo o UNICEF divulgou às primeiras horas de quinta-feira, 2.

67 mil bebés nasceram no 1º dia no 2º país mais populoso do mundo

Só a Índia conta 17 por cento dos 392.078 bebés nascidos em todo o planeta no dia 1, segundo as estimativas do Unicef-Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Em Nova Delhi, a capital da União Indiana, "muitos escolheram o parto por cesariana porque queriam que o seu bebé nascesse no que consideram ser um dia auspicioso", disse um médico ao Times of India.

Por mais que os indianos considerem ser auspicioso, anunciador de boa sorte, o nascer no dia 1, os factos mostram que são pouco auspiciosas as perspetivas para a maior parte dos que nascem no segundo país mais populoso do mundo.

Também a nível global, as perspetivas são sombrias como mostram os últimos dados do Unicef: em 2018, dois milhões e meio de bebés não viveram para lá do seu primeiro mês de vida e destes um em cada três morreram no seu 1º dia de vida.

Registaram-se ainda no último ano, segundo o relatório do Unicef, mais de dois milhões e meio de nados-mortos em todo o mundo.

A mortalidade infantil no primeiro mês de vida, segundo o Unicef, deve-se a doenças tratáveis e outras causas preveníveis: morte prematura, complicações durante o parto, infeções...

Mas o relatório do Unicef mostra também o sucesso registado no combate à mortalidade de crianças até aos cinco anos, nos últimos trinta anos. Entre 1989 e 2019, o número de crianças que atingiram os cinco anos mais que duplicou graças aos cuidados de saúde dirigidos às mães e crianças.

Índia, por favor parem de produzir 24 milhões de bebés por ano

O relatório contém ainda uma mensagem para os cidadãos indianos: "Por favor parem de produzir 24 milhões de bebés por ano".

Fontes: Referidas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project