LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

7 milhões no mundo e 675.417 no Brasil: Bolsonaro manda contar só os diários, muda hora 07 Junho 2020

O presidente brasileiro defendeu ontem — sábado, 6 em que o país atingiu o número de casos acima e 36.092 óbitos — a alteração dos registos e divulgação de dados sobre a pandemia em curso. A retirada dos dados do site do Ministério da Saúde e a divulgação às 22 horas são criticadas como mais uma medida antidemocrática que impede aos cidadãos o acesso à informação da Covid-19 no Brasil, o segundo país com mais infeções e óbitos causados pela doença do coronavírus.

7 milhões no mundo e 675.417 no Brasil: Bolsonaro manda contar só os  diários, muda hora

Os dados diários publicados no website do Ministério da Saúde (covid.saude.gov.br) foram de sexta-feira para sábado reduzidos a uma fração. A implementação da nova medida coube ao ministro da Saúde, o décimo militar do governo, apontado interinamente há três semanas, após a saída de dois ministros da Saúde, Mandetta e Teich, num espaço de dias.

"Os dados acumulados (...) não refletem o momento que o país vive", tuìtou Bolsonaro a citar uma nota do seu ministro da Saúde segundo quem vêm aí "outras ações" "para melhorar a informação sobre os casos confirmados".

No mesmo dia, o presidente da AIP-Associação da Imprensa Brasileira contrapôs que "a transparência da informação é um poderoso instrumento no combate da epidemia".

O comunicado da AIP de ontem acusa o governo de "tentar silenciar a imprensa" e destaca que a decisão de atrasar a saída do boletim diário das 17 horas para as 22 horas é mais uma tentativa de impedir a saída em tempo útil da informação.

Fontes: Globo/Reuters. Relacionado: Covid-19 no Brasil: Ministro da Saúde demite-se, só esteve 28 dias no cargo, 16.mai.020; Covid-19: Ministro da Saúde está a despedir-se — "Brasileiro não sabe se ouve o ministro ou o presidente", diz Mandetta, 11.abr.020. Foto (Reuters): Bolsonaro à saída de uma reunião no Ministério da Defesa sobre a Covid-19.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project