MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

A 1ª múmia com passaporte – Ramsés II nascido há 3.120 anos recebeu-o em 1974 04 Novembro 2018

O passaporte emitido pelo governo de Sadat em 1974 a um indivíduo nascido três mil anos antes, Ramsés II, permitiu o seu embarque (como múmia) no voo Cairo-Paris. Há 44 anos, a múmia foi emprestada para uma exposição no museu do Louvre onde está a estátua colossal (foto) do maior faraó da 19ª Dinastia.

A 1ª múmia com passaporte – Ramsés II nascido há 3.120 anos  recebeu-o em 1974

Ramsés II da 19ª dinastia do Império Novo nasceu em 1302 a.C., e cerca de 1283 sucedeu ao pai, Seti I. Reinou 66 anos, o que faz dele o segundo mais longevo faraó, só ultrapassado por um seu longínquo antepassado, Pepi II, faraó do Império Antigo que teria reinado 94 anos.

Notável pelos empreendimentos que realizou e que consolidaram o Egipto como uma potência internacional, as suas campanhas vitoriosas contra os hititas da Anatólia (atual Turquia) e contra os Núbios permitiram expandir o Império para sul e oriente.

Faraó Ramsés II omnipresente nos filmes de Hollywood… é erro histórico

Ramsés II é o mais conhecido dos faraós e por isso não há filme de Hollywood que não o mencione. O faraó do Êxodo? Ramsés II... mesmo se a cronologia mostra um salto de quase dois séculos, já que Ramsés reinou entre cento e cinquenta a duzentos e tal anos depois.

O "êxodo" bíblico, segundo cálculos recentes, teria ocorrido cerca de meio milénio antes do rei Salomão, cerca de 1460-40.

Fontes: históricas. A múmia obteve honras militares ao desembarcar em Paris em 1974, na curta visita ao museu do Louvre, onde está a estátua colossal de Ramsés II (foto). Residência permanente: Museu Egípcio do Cairo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project