INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

A África ganhou em liderança com a chancelerina", Alpha Condé entre presidentes, UA na despedida em Berlim — "É uma grande injustiça a falta de vacinas", diz Angela Merkel 07 Setembro 2021

"A África ganhou em liderança sob a liderança da sra. Merkel", disse o presidente Alpha Condé na última reunião dos líderes africanos com a chanceler cessante, que ocorreu em Berlim na semana anterior ao golpe de Estado que esta sexta-feira, 3 depôs Alpha Condé.

A  África ganhou em liderança com a chancelerina

O presidente conacri-guineense destacou que foi sob a presidência alemã do G20 e por iniciativa da chancelerina que foi lançado o CwA-Compact with Africa/Compacto com África em 2017. O objetivo do ambicioso programa é "fortalecer o setor financeiro privado, em especial na infraestruturação e no incentivo para o desenvolvimento".

O presidente Alpha Condé considerou que "com a chanceler, a Alemanha foi sempre a primeira" em África. "Não só com o Compacto (CwA), mas também com a Iniciativa da Energia Renováveis em África", disse o estadista de 82 anos, uma semana antes do golpe de Estado.

Na mesma linha, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa agradeceu a contribuição de Angela Merkel que "deu um grande impulso" a várias iniciativas para "o desenvolvimento" do continente. "Vamos ter muitas saudades suas", disse.

— -

Fontes: DW/L’Express. Foto: Em Berlim, a 28 de agosto, os presidentes da África do Sul, Egipto, Etiópia, Benim, Burkina-Faso, Congo, Costa do Marfim, Gana, Guiné-Conakry, Marrocos, Ruanda, Senegal, Togo, Tunísia e União Africana com a chanceler. Angela Merkel perante a "dramática injustiça" que é só 2% da população dos países da UA estarem vacinados — contra os 60% dos países desenvolvidos — promete aumentar a contribuição da Alemanha de 30 milhões para 70 milhões de doses este ano.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project