CULINÁRIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

A Cebola 02 Mar�o 2013

A cebola é uma especiaria que faz parte do dia a dia no uso culunário. O que muitas pessoas ainda não conhecem são os benefícios e poderes desta especiaria. O asemanaonline, para manter os seus leitores sempre bem informados, pesquisou algumas informações sobre a cebola.

A Cebola

A cebola é uma planta originária do continente asiático, da família Alliaceae, sua safra é de Setembro a Março, porém é encontrada o ano todo. O maior produtor mundial deste alimento é a China. Na América, a cebola chegou por intermédio de Cristovão Colombo, em sua segunda viagem ao Haiti.

A raiz possui um formato oval, internamente feita de camadas. Apreciada por muitos como condimento, tem características favoráveis a saúde, contendo flavonóides, elemento importante como anti-oxidante e anti-inflamatório, sódio, cálcio, potássio, ferro e fósforo, além das vitaminas C e complexo B.

Na culinária, a cebola é utilizada para o preparo de caldos, sopas, milanesas, suflês, tortas, recheios, etc.

O que é sempre mencionado quando o assunto é cebola é o mau hálito que às vezes causa e o cheiro forte que exala, mas suas propriedades são tão significativas que este facto se torna sem importância.

Estudos comprovam que a cebola contém componentes capazes de reduzir risco de tumores de intestino, estômago e próstata, e age contra bactérias causadoras de cáries. Para esta eficácia, se faz necessário a ingestão de duas cebolas por semana.

Existem três tipos de cebola, as brancas, com sabor mais forte, as amarelas que por sua vez são as mais consumidas e as roxas, escolhida como preferida em muitas comunidades por ter sabor mais suave.

A conservação da cebola fora da geladeira deve ser em local seco escuro e bem ventilado. No frigorífico é possível mantê-la por até vinte e quatro horas picada e em recipiente fechado.

Uma curiosidade sobre a cebola é por quê ela faz as pessoas “chorarem” ao ser cortada. Nela existe uma substância chamada ácido sulfúrico, que ao entrar em contacto com os olhos irrita e faz lacrimejar.

Outra curiosidade é que na antiguidade os faraós eram enterrados com cebolas, pois era considerado um sinal de eternidade, já na Idade Media, a cebola era utilizada como moeda.

O fato é que a cebola é um importante alimento e deve fazer parte da dieta diária para uma alimentação saudável.

E Ainda o asemanaonline preparou uma deliciosa receita tipicamente senegalesa, em que a cebola é o ingrediente mais importante na sua preparação.

Esse prato é muito simples e muito saboroso.

YASSA DE FRANGO

Ingredientes

1/4 xícara (chá) de suco de limão

3 cebolas grandes em rodelas finas

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Pimenta malagueta verde picada a gosto

Óleo de sua preferência (amendoim é ideal mas usei azeite de oliva)

I frango inteiro em pedaços ou partes preferidas (cerca de 1kg)

1 pimenta-de-cheiro inteira (opcional)

1/2 colher (sopa) de mostarda

1 xícara de chá água fervente

Preparação

Numa vasilhame de vidro, coloque o suco de limão, uma cebola em rodelas, pimenta cortada em fatias finas, sal, pimenta-do-reino e o frango. Deixe marinar no frigorífico de 3 a 12 horas. Retire e escorra o frango. Separe as cebolas e reserve o líquido. Leve o frango ao grill por 10 min. de cada lado.

Nesse meio tempo, aqueça o óleo e refogue as cebolas até ficarem transparentes e depois acrescente os outros ingredientes e a marinada reservada. Deixe apurar e junte o frango. Cozinhe em fogo baixo, tampado por 30 min, ou até que fique bem macio. Remova a pimenta-de-cheiro. Sirva com arroz branco.

Elsa Robalo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project