ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Setor de saúde em São Nicolau: PAICV denuncia situação de caos com falta de equipamentos, técnicos e meios de diagnósticos e análises 08 Dezembro 2020

A Comissão Política Regional (CPR) do PAICV de São Nicolau denuncia, em comunicado remetido a este jornal, aquilo que considera a ser «a situação de descalabrado em que se encontra o setor de saúde na ilha do Chiquinho». Em causa estão sobretudo o estado de abandono e o irregular funcionamento das estruturas de saúde, a falta de recursos humanos, equipamentos e meios de diagnósticos e análises clínicas nos dois concelhos da ilha - Ribeira Brava e Tarrafal.

Setor de saúde em São Nicolau: PAICV denuncia situação de caos com falta de equipamentos, técnicos e meios de diagnósticos e análises

«Esta ilha caiu no esquecimento total com a atual governação do MpD, pondo em causa o bem-estar físico, social e mental dos sanicolaenses e daqueles que escolhem São Nicolau para passarem merecidas férias», lê-se no comunicado assinado pelo líder regional do maior partido da oposição.

Hipólito Barreto ressalva que, apesar dos fracos recursos disponíveis na ilha, «os missionários da Saúde, residentes, tendem a fazer o impossível», face «à ausência de nutricionistas e médicos especialistas, a saber: oftalmologistas, dermatologistas, reumatologistas, ortopedistas, cardiologistas, genecologistas, entre outros».

O político alerta ser dispendioso para o estado o envio de especialistas à ilha. «É inadiável a vinda de médicos especialistas sob a responsabilidade do Ministério da tutela, e assim evitar o desembolso avolumado dos custos das consultas e dos meios de diagnóstico e análises clínicas da parte dos utentes, principalmente aqueles que são vítimas da ‘ESCRAVATURA MODERNA’, pois ao invés dos funcionários do saneamento da Câmara Municipal do Tarrafal auferirem o salário mínimo vigente, recebem uma GRATIFICAÇÃO de aproximadamente 6000$00 mensais».

Caos nas estruturas de saúde

O líder regional do PAICV denuncia, por outro lado, que a situação é de caos nas estruturas de saúde em São Nicolau. «A situação do setor de saúde é bem pior na ilha. Basta lembrar que no Centro de Saúde no Tarrafal é notório a ausência de instrumentos médicos elementares, tais como um simples aparelho de Rx, aparelho para a realização de análises clínicas laboratoriais básicas, um aparelho de ecografia, um aparelho de electrocardiograma, para não mencionar outros equipamentos que foram prometidos e nunca foram postos em prática, com destaque para a preparação de uma sala para a realização de pequenas cirurgias na cidade da Ribeira Brava. São Nicolau merece melhor e não pode viver exclusivamente de promessas».

Mas as reocupações do maior partido da oposição sobre a saúde em São Nicolau não ficam por aí, nomeadamente no que toca às evacuações médicas e ao combate à pandemia de convid-19. «A situação das evacuações médicas para outras ilhas é precária e põe a “olho nu” o estado do abandono a que a ilha se encontra. A pandemia do COVID-19 veio despir e mostrar o quão este abandono se encontra. Para além da pobreza extrema por que passa uma boa parcela da população, a falta de cuidados médicos especialistas veio piorar a situação gravosa do estado de abandono a que estados subjugados», enumerou.

Hipólito Barreto apela às entidades responsáveis para, ao invés de anunciarem as medidas de prevenção da disseminação da doença covid-19, devem fazer a publicação dessas mesmas medidas no Boletim Oficial e assim exigir os passageiros que queiram viajar a partir das ilhas onde há casos de transmissão comunitária para São Nicolau a apresentarem um teste negativo de covid-19 que tenha sido realizado, no máximo, até 72 horas antes da partida.

«O governo anunciou recentemente que gastou milhares de contos neste sentido, todavia a ilha de São Nicolau não foi tida nem achada. Motivo para perguntar: por onde anda o Ministério de Saúde nesses tempos que passam? ESTAMOS ESQUECIDOS! SÃO NICOLAU, TAMBÉM É CABO VERDE!», conclui o comunicado da CPR do PAICV-São Nicolau, assinado pelo seu presidente.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project