ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Legislativas 2021: RTC inicia esta noite debates entre os líderes dos partidos 21 Mar�o 2021

A RTC inicia hoje, por volta das 21 horas, o primeiro da série de três debates, a nível da TCV e RCV, com os líderes dos seis partidos concorrentes (MpD, PAICV, UCID, PP, PTS,PSD) às legislativas de 18 de Abril. Para analistas tentos, atendendo a situação socioeconómica difícil que se vive em Cabo Verde com a crise provocada pala pandemia de Covid-19 e os fracos resultados do governo de Ulisses Correia e Silva no tocante às promessas feitas em 2016, tudo aponta que haverá um forte confronto político entre os presidentes dos referidos partidos, com destaque para os do arco do poder: Ulisses Correia e Silva (MpD, governo) e Janira Hopffer Almada (PAICV, oposição).

Legislativas 2021: RTC inicia esta noite debates entre os líderes dos partidos

O debate terá a transmissão em simultâneo pela rádio e televisão públicas. Conforme Administradora da RTC Margarida Fontes anunciou, «será uma forma de contribuir para a consolidação da democracia em Cabo Verde».

Neste primeiro frente-a-frente deste domingo vão estar em confronto os líderes dos seis partidos concorrentes e candidatos a Primeiro-ministro nas legislativas de 18 de Abril: Ulisses Correia e Silva (MpD, poder), Janira Hopffer Almada (PAICV, oposição), António Monteiro (UCID), Amândio Barbosa Vicente (Partido Popular), João Além (PSD) e José Augusto Fernandes (PTS).

Conforme a RTC, o segundo debate está agendado para o dia 28 de Março e contará com a presença dos partidos que não concorrem em todos os círculos. O último ficou marcado para 11 de Abril, que contará só com a participação das forças políticas que se apresentam em todos os 13 círculos eleitorais - PAICV, MpD e UCID.

Atendendo a situação socio-económica difícil que se vive no país com a crise provocada pala pandemia de Covid-19 e os fracos resultados do governo de Ulisses Correia e Silva no tocante às promessas feitas em 2016, tudo aponta, segundo alguns analistas, que haverá um forte confronto político entre os líderes dos referidos partidos, com destaque para os do arco do poder: Ulisses Correia e Silva (MpD, governo) e Janira Hopffer Almada (PAICV, oposição).

Partidos discordam do formato dos debates

Para Filomena Delgado, Secretária-Geral do MpD citada pela RTC, estes momentos serão uma forma de chegar aos eleitores, sobretudo em tempos de Covid-19 em que deve haver condicionamentos na realização das campanhas.

Já Fernando Moeda, Coordenador da Comissão Nacional do PAICV para as Legislativas, lamenta que nem todos os partidos tenham concordado com o formato do debate. O PP e o PSD não assinaram o acordo de regulamento. Eles defendem que todos os partidos deveriam participar em todos os debates.

Seguindo a fonte referida, o PTS, que assinou o acordo, também não concorda que o debate seja feito apenas com os presidentes dos partidos. Carlos Lopes, candidato por Santiago Sul, diz que o líder do PTS está doente e impossibilitado de participar. O PTS vai concorrer em Santiago Sul e Norte, São Vicente e Diáspora.

A UCID não esteve presente, mas assina o documento em São Vicente, devido a constrangimentos de última hora.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project