Filomena Delgada avançou esta proposta em declarações à imprensa, após ter sido recebida, esta quinta-feira, em audiência, pelo chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca.
“A nossa proposta foi para que o Presidente escolhesse uma data no mês de Abril para que houvesse mais tempo para que se efectuasse o recenseamento eleitoral”, disse, segundo a Inforpress, a Secretaria-geral do MpD para quem meados de Abril seriam uma boa data.
Questionada se está de acordo que o recenseamento e a votação sejam feitos apenas nas embaixadas, Filomena Delegado afirmou que tal situação terá de ser analisada, pois, caso for assim, as pessoas que residem em outras cidades não poderiam votar.
Convidada a falar sobre as próximas eleições e o facto de esta acontecer num período pós pandemia, a secretaria-geral do MpD sublinhou que a eleição autárquica aconteceu no período da pandemia sem qualquer problema.
“Há orientações sanitárias para a realização de eventos públicos, aglomerações de pessoas e outros, mas qualquer que seja o período, já que vivemos ainda momentos de incertezas em 2021, há que se respeitar as regras sanitárias”, realçou segundo a mesma fonte.