ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

TACV proibida de voar para a Europa 08 Julho 2022

A TACV está proibida de voar neste momento para a Europa. Em causa está a não mudança para a certificação TCO (Operador de Terceiro País, não europeu que realiza voos comerciais para a UE), exigida desde 2021 pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA). Como consequências, os voos entre Portugal e Cabo Verde estão cancelados até sábado, 9 de julho.

TACV proibida de voar para a Europa

Num post que publicamos nesta edição (ver na rubrica Escreva-nos), Américo Faria Medina analise as implicações deste caso para a vida da TACV, esclarecendo que desde 2021 a empresa vinha sendo alertada para a necessidade da mundança da referida certificação. «Pode parecer surreal, mas a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), desde setembro de 2021, vinha alertando a administração da TACV sobre a necessidade de passarem para a certificação TCO (“Operador de Terceiro País”, não europeu que que realiza voos comerciais para a UE) que é uma autorização de segurança operacional, emitida pela EASA após uma avaliação técnica, após a retoma das operações previstas».

Segundo a mesma fonte, este certificado emitido pela EASA é um pré-requisito obrigatório para a solicitação de direitos de tráfego comercial (autorizações de operação) junto a qualquer Estado-Membro da organização. Mas o que fez o Conselho da Administração da TACV? «Como a nossa amiga avestruz, enterrou a cabeça na areia, pois na equipa (Direção de Operações) dentro da companhia, não há viva alma que saiba montar/preparar um processo de Certificação TCO; por outro lado e, à boa maneira de uma subcultura emergente entre nós nos últimos anos, os gestores, em vez de agarrarem o boi pelos chifres, como já se fez no sector noutras ocasiões (Dossier CAT I) optaram por fazer fuga em frente e tentaram ludibriar as autoridades europeias. Pode até funcionar aqui, mas quem conhece esse ecossistema montado pelos europeus sabe que lá não funciona», esclareceu Medina no post referido que publicamos nesta edição.

Ligação entre Portugal e Cabo Verde suspensa

Entretanto, a Administração da Cabo Verde Airlines está ainda por se posicionar sobre este caso. Mas num comunicado divulgado na sua página de Facebook apenas informa que por motivos operacionais os voos agendados para os dias 7 e 8 de julho estão cancelados, avisando que os mesmos serão repostos a partir do próximo sábado, 9 de julho.

«Pede-se aos passageiros de Lisboa para Cabo Verde para não se dirigirem ao Aeroporto Internacional Humberto Delgado, devendo aguardar as indicações do serviço de apoio ao cliente da TACV, Cabo Verde Airlines. Para informações adicionais, os passageiros devem contactar o serviço de apoio ao cliente, através do e-mail customer.service@caboverdeairlines.com», refere o comunicado que vimos citando.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project