ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: São Vicente em estado crítico com mais de 200 casos numa semana 10 Janeiro 2021

A pandemia de Covid-19 em São Vicente chegou a um estado crítico nos últimos dias. A ilha registou, só nesta última semana, mais de 200 casos positivos de novo coronavírus, tendo, neste sábado, sido contabilizadas mais 42 pessoas infetadas em 208 amostras. Por isso, muitos são aqueles que estão a defender novas restrições, incluindo confinamento domiciliar de residentes - os mais radicais não descartam também a declaração de novo estado de emergência na ilha se a situação venha a piorar - por forma a conter a propagação local da doença.

Covid-19: São Vicente em estado crítico com mais de 200 casos numa semana

Conforme descreve a Inforpress, de segunda, 04, até este sábado, 09, totalizaram-se assim 208 casos positivos, o que coloca a ilha do Porto Grande como a que detém maior número de casos activos neste momento - 220 no total, conforme informações avançadas hoje pelo Ministério da Saúde.

Este aumento, conforme a delegada de Saúde substituta, Jacqueline Cid, avançou à Televisão de Cabo Verde (TCV), deve-se às festas realizadas “clandestinamente” no Natal e no Fim-do-Ano.

“Nós sozinhos não conseguimos e vemos que esses resultados se devem às festas, black Friday, aglomeração de pessoas nas lojas, vimos filas, enchentes de todas as coisas, até fila de ovo vimos”, considerou.

Segundo a mesma fonte, a responsável referiu a festas que aconteceram na cidade e nas praias de mar e que, sublinhou, “não eram esperadas, tendo em conta a mensagem passada até agora”.

Mas também para evitar aglomeração e consequentemente riscos, Jacqueline Cid asseverou que a estrutura de Saúde pensa mudar de estratégia para a realização de testes rápidos e PCR no Centro de Estágio do Mindelo, a partir desta segunda-feira, 11.

Isto porque, segundo a mesma fonte, tem havido muita procura e aglomeração no exterior do recinto, que deverá ser resolvida com o Centro de Estágio a ficar somente para os testes PCR, para viajantes e de diagnóstico, e os testes rápidos passam a ser realizados na sede da Delegacia de Saúde.

Novo estado de emergência na ilha?

Diante do surgimento de desses novos casos em São Vicente, muitos são aqueles que estão a defender novas restrições, incluindo confinamento domiciliar de residentes. Os mais radicais, em comentários no fórum do Asemanaonline, vão mais longe, sugerindo, como aconteceu em Portugal, novo estado de emergência na ilha, isto caso a situação pandémica venha a piorar. Tudo por forma a conter a propagação local da doença.

No total, o País registou neste sábado 76 novos casos de covid-19, sendo 42 em São Vicente, 20 na cidade da Praia, nove em Porto Novo, dois em Santa Catarina do Fogo e no Maio, São Filipe e Mosteiros a registaram um caso cada.

Conforme o comunicado do governo citado pela Inforpress, os recuperados são dois, um em Santa Catarina do Fogo e um, em Porto Novo.

O País passa a contabilizar 540 casos ativos, 11.733 casos recuperados, 114 óbitos por covid-19, três óbitos por outras causas e dois transferidos, perfazendo um total de 12.392 casos positivos acumulados.

As autoridades reforçam o apelo para que as pessoas cumpram o distanciamento social, usem máscara e pratiquem a higiene das mãos e demais recomendações, para evitar a propagação da doença.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project