NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Jornalista e escritora Margarida Fontes leva “Confidências do Tempo” à cidade de Assomada 10 Mar�o 2022

A jornalista e escritora Margarida Fontes traz à cidade de Assomada, em Santiago, a sua mais recente obra poética. Trata-se de“Confidências do Tempo”, que vai ser apresentada nesta sexta-feira, 11, às 16:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Santa Catarina.

Jornalista e escritora Margarida Fontes leva “Confidências do Tempo” à cidade de Assomada

A jornalista e escritora Margarida Fontes traz à cidade de Assomada, em Santiago, a sua mais recente obra poética. Trata-se de“Confidências do Tempo”, que vai ser apresentada nesta sexta-feira, 11, às 16:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Santa Catarina.

Conforme uma nota do gabinete de Comunicação e Imagem, o ato contará com a presença da autora e a obra vai ser apresentada por Cláudia Vieira. “Confidências do Tempo” é, conforme a mesma fonte, o segundo livro de poesia publicado por Margarida Fontes, que conta com a chancela da Livraria Pedro Cardoso, estando também disponível no mercado português.

«Natural da Ilha do Fogo, a autora levou quatro anos a reunir todos os poemas, numa homenagem ao tempo, às pessoas e aos locais onde foi estabelecendo relações de afetividade, como a ilha do vulcão e Salvador da Baía, no Brasil, onde viveu alguns anos aquando da sua formação académica», lê-se na nota referida.
Como a própria Margarida referiu, tempos atrás, “tudo que aqui escrevo é fruto do tempo que eu vivi, (…) das coisas que eu vi, de pessoas com quem convivi, da minha crença, das minhas religiões”, refere a nossa fonte.

“Mulher despida diante do tempo, a olhar, a observar e a escrever cruamente aquilo que vê”, é assim que, prossegue a nota referida, a autora se define, num livro onde é abordada a condição feminina, entre “muitas dúvidas e questionamentos”, mas também o amor, a relação homem-mulher e os enigmas do tempo. Um tempo que, refere ainda Margarida, “é o elemento transversal deste livro”, e onde, “naturalmente, temos uma mulher que, por causa do tempo, acabou por ser o muito que gostaria de ser”, mas que ainda transporta outros sonhos como que a abrir caminhos para o futuro.

Percurso de margarida Fontes

A fazer fé na fonte deste jornal, Margarida Fontes é licenciada em Comunicação pela Universidade Federal da Baía (Brasil) e mestre em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal). Durante anos, foi o rosto do Jornal do Noite, da TCV, e «encantou o País com a qualidade das suas reportagens». Atualmente integra o Conselho de Administração da Radiotelevisão de Cabo Verde (RTC).

O seu primeiro livro de poesia é “De Lírios”, mas a autora já publicou poemas inéditos em seis antologias de poesia cabo-verdiana e de outras latitudes.
“Sempre que escrevo celebro a poesia, no sentido de mostrar que a poesia é para toda a gente. A poesia não deve ser uma coisa difícil e complicada que você lê e não entende, o interessante de um poema é ler e sentir alguma coisa aqui dentro, seja alegria, tristeza, dor”, palavras ditas por Margarida - a marcar o sentido e o lugar da poesia nas nossas vidas, segundo a fonte que vimos citando.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project